Projeto de Preservação das Abelhas no TRE-PR
Após ser encontrado um ninho de abelhas, várias medidas foram adotadas para preservar o lugar e alertar servidores
Foi encontrado em uma árvore próxima a Estação da Sustentabilidade e à Guarita 2 (de saída) um ninho de abelhas. A partir disso, a Seção de Gestão da Sustentabilidade, Acessibilidade e Responsabilidade Social entrou em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que indicou o Museu de História Natural de Curitiba, onde funciona o Centro de Apoio à Fauna Silvestre, para obter informações sobre a espécie e quais as providências teriam que ser adotadas.
Um servidor da Prefeitura Municipal de Curitiba visitou o local e informou se tratar de um ninho de abelhas sem ferrão, conhecidas como Tubuna. E que não havia necessidade de remoção, porém recomendou que seja guardada distância da entrada da colmeia, pois a espécie se torna agressiva quando ameaçada.
Medidas empregadas
Como solicitado, os bancos de praça que estavam próximos à árvore para descanso já foram removidos. Além disso, foi realizada a aposição de uma placa indicativa sobre a presença das abelhas na localidade.
A Seção de Administração Predial (SAPRE) está cuidando da implementação de uma cerquinha em torno da árvore para dificultar o acesso involuntário ao local. E verificando se será possível reaproveitar alguns paletes para a construção da cerca.
Também foi solicitado o plantio de flores no gramado próximo, possibilitando às abelhas maior facilidade na obtenção de alimento.
A realização de todas as atividades do projeto, além de preservar a vida das abelhas que são essenciais para proteger a biodiversidade, também ajuda na produção de alimentos e na vida humana, já que esses animais assumem grande importância na manutenção da vida no planeta, tendo como principal função a polinização.
Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Divulgação
Tratamento de imagem: João M. R. Santana
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube