TRE-PR edita normas para eleição do Conselho Tutelar em 2023
Votação acontece a cada quatro anos no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, regulamentou a Eleição do Conselho Tutelar, conforme Resolução n° 909/2023. A votação acontece em outubro deste ano, com auxílio do TRE-PR nas atividades preparatórias e na organização dos trabalhos para a votação das novas membras e membros da instituição nos municípios do Estado.
Além dos equipamentos, a Justiça Eleitoral cede os sistemas de votação e as mídias, bem como realiza a preparação das urnas e o treinamento de mesárias e mesários. As eleições dos conselhos tutelares acontecem a cada quatro anos no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial.
Portal
A SECPLEI disponibilizou o portal de Eleições do Conselho Tutelar 2023, que reúne informações sobre o assunto. No site estão as atividades a serem desenvolvidas, os setores responsáveis e os prazos para execução. Além de sugestões que visam auxiliar os cartórios eleitorais e melhorar a organização dos trabalhos, o registro e o acompanhamento das ações a serem realizadas.
Alinhamento externo
Em 24 de março, a Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação (SECPLEI) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (SECTI) se reuniram virtualmente com o Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) para tratar sobre a Eleição do Conselho Tutelar 2023.
Pelo MPPR, estiveram presentes David Kerber de Aguiar, Beatriz Spindler de Oliveira Leite, Carlos Alberto Hohmann Choinski, Fernanda Nagl Garcez, Márcio Teixeira dos Santos, Francisco Zanicotti e Danielle Cristine Cavali Tuoto.
Representando o Comtiba e a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), estiveram Cristiane Faria Honório, Dayane Aparecida Mendonça Calhari, Silvane Gonçalves, Lalini Moreira Chiarello, Patrícia Lee Goes Cardoso, Eduardo Dobis Prodossimo, Roberta Pivatto e Patricia Cristina Ribeiro Jess.
No âmbito do TRE-PR, compareceram as servidoras e os servidores: Gilmar José Fernandes de Deus, Desirée Hernandez Mausbach Ricco, Edna Sumie Yoshizawa, Willian Gallera Garcia, Ana Lúcia Germano Costa, Max Luiz de Carvalho e Roney Cesar de Oliveira.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Arquivo
Tratamento de imagem: João M. R. Santana
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube