TRE-PR nas redes sociais e o balanço realizado pelo TikTok sobre as eleições brasileiras
A Justiça Eleitoral garante um ambiente transparente com orientações seguras no TikTok e combate à desinformação
As redes sociais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ganharam uma grande proporção durante as eleições, quando as dúvidas do público começaram a ser esclarecidas pelos vídeos produzidos internamente e publicados nos canais do Tribunal. O incentivo ao voto, as orientações sobre a eleição e o combate à desinformação chamaram a atenção das pessoas, sobretudo do eleitorado jovem.
A Justiça Eleitoral do Paraná esteve em evidência nas eleições e as redes sociais foram o meio encontrado pelo público para manifestar as suas dúvidas. O resultado desse contato mais próximo com a população foi os bons números alcançados. Por conta disso, os atendimentos e as visualizações aumentaram, em especial, no aplicativo TikTok, alcançando cerca de 2.445 atendimentos realizados na plataforma, uma diferença de 1.509 quando comparado com o ano anterior.
O número de pessoas que acompanham o perfil do TRE-PR nas plataformas digitais também aumentou. No TikTok, o Tribunal encerrou o ano de 2021 com cerca de 51 mil seguidores, número que, em 2022, aumentou 67,5% e chegou a 85 mil.
Balanço dos esforços do TikTok nas eleições brasileiras
Este novo recurso de combate à desinformação foi implementado por toda Justiça Eleitoral. Uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o aplicativo TikTok foi realizada durante as Eleições 2022 e o time de Políticas Públicas da plataforma no Brasil publicou um balanço sobre o trabalho antes, durante e após as eleições brasileiras.
O relatório mostrou os esforços para proteger a integridade e transparência adotadas pela plataforma durante o processo eleitoral. De forma colaborativa com a Justiça Eleitoral, o TikTok desenvolveu o Guia de Eleições 2022, educando e informando sobre o processo eleitoral. Essa página exclusiva no aplicativo teve 6.862.792 acessos entre os meses de fevereiro e novembro.
O balanço também cita o canal exclusivo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o recebimento, extrajudicialmente, de conteúdos que eventualmente violassem as políticas do aplicativo, e por meio deste, o TikTok recebeu entre 15 de fevereiro e 31 de dezembro cerca de 128 links para análise, removendo 106 da plataforma.
Além disso, foi ativado no aplicativo avisos de reflexão para que os usuários tomassem cuidado antes de compartilhar os conteúdos não verificados sobre o processo eleitoral e a opção da pessoa checar a veracidade da informação por meios confiáveis como o site do TSE.
Sobre o perfil do TRE-PR
O perfil na plataforma foi criado em outubro de 2020 e atualmente conta com mais de 85 mil seguidores e 3 milhões de curtidas. A Seção de Redes Sociais (SRS) usa e abusa do aplicativo de mídia com o objetivo de ampliar o conteúdo de qualidade sobre o processo eleitoral e compartilhar vídeos informativos sobre o Autoatendimento do Eleitor, mesários, alistamento eleitoral, quitação de multas eleitorais e incentivo ao uso do e-Título.
Um dos marcos no perfil do TRE-PR na plataforma foi a visita da desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento ao estúdio da Seção de Produção Audiovisual (SPA), no edifício-sede do Tribunal, em 2022. Na ocasião, o presidente do Tribunal, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e a representante do TRE-Pará gravaram um vídeo para o TikTok que teve mais de 600 mil visualizações.
O TikTok do Tribunal visa a transparência e garante um ambiente com informações seguras para os usuários. O combate à desinformação é crucial e a equipe responsável produz com êxito conteúdos de auxílio e explicativos ao eleitorado, fazendo com que a Justiça Eleitoral esteja ao alcance das suas mãos.
Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born e Carla Tortato
Foto: Arquivo
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
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