Aldeia indígena de Ortigueira torna-se local de votação

A Escola Estadual Indígena Cryspim Gy Mu fica localizada na Aldeia Queimadas, em Ortigueira

Em uma sala de aula, vários indígenas assistem sentados a uma mulher vestida com camisa vermelha...Aldeia indígena de Ortigueira torna-se local de votação

A Escola Estadual Indígena Cryspim Gy Mu, localizada na Aldeia Queimadas, é o mais novo local de votação da 167ª Zona Eleitoral de Ortigueira. A iniciativa, alinhada ao Programa Cidadania Plena, busca atender uma população de cerca de 750 indígenas que não precisarão mais se deslocar até o centro da cidade para votar. 

Para divulgar o novo local de votação, o Cartório Eleitoral de Ortigueira, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), promoveu, nesta segunda-feira (6), ação educativa no local. Trata-se do Projeto Aldeia Cidadã, que realiza, em  aldeias indígenas, palestras sobre o voto, as eleições e a segurança do sistema eletrônico de votação. Ao final, é realizada uma simulação de votação na urna eletrônica.

Os 35 indígenas que participaram da ação foram orientados pelas servidoras da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) da EJE-PR Mary Natsue Ogawa e Daniele Artigas e pelos servidores da 167ª ZE de Ortigueira, Maria Gabriela Telles Fontinelli e Conrado Cury Grahl Soares. 


Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Escola Judiciária Eleitoral
Tratamento de Imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 08/11/2023 - 13:34

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no TwitterInstagram, SoundCloud, SpotifyTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido