EJE-PR promove ação em parceria com a Câmara Municipal de Carambeí
Iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do voto entre os jovens

Em 10 de novembro, as servidoras da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná visitaram as escolas estaduais de Carambeí (PR) para desenvolvimento de um projeto realizado em parceria com a Câmara Municipal.
A iniciativa é um desdobramento do Projeto Parlamento Jovem desenvolvido nas escolas públicas e privadas da zona urbana e rural de Carambeí, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do voto entre os jovens.
Reunião de alinhamento
As diretrizes da iniciativa foram estabelecidas em reunião de alinhamento que aconteceu na Escola Judiciária Eleitoral no dia 4 de outubro. Na ocasião, participaram a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa, e as servidoras Daniele Artigas e Melissa Formighieri de Souza. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Carambeí, professor Sérgio Luis de Oliveira; o assessor parlamentar Augusto Teixeira de Freitas Muggiati; e o representante da comissão do Parlamento Jovem e assessor da Mesa Diretora, Emerson Teixeira.
Com a reunião, ficou acordado que a ação aconteceria em dois momentos, sendo o primeiro contemplado pela visita das servidoras da SECP à Carambeí e, posteriormente, o deslocamento dos integrantes do Parlamento Jovem à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Visitas
As primeiras visitas aconteceram em 10 de novembro, em três colégios estaduais da cidade, sob orientação das servidoras Daniele e Melissa. A apresentação abordou a importância do voto entre os jovens, reunindo cerca de 200 alunas e alunos, que também tiveram a oportunidade de realizar votação simulada em urna eletrônica.
No Colégio Estadual Julia Wanderley, a jovem parlamentar Maria Eduarda Penteado Godoy promoveu discurso relacionado ao Parlamento Jovem, e aproveitou para incentivar a participação dos jovens estudantes no projeto.
Encontro no TRE-PR
O encerramento do projeto aconteceu no dia 16 de novembro com a visita dos jovens parlamentares à sede do TRE-PR, em Curitiba. As alunas e os alunos foram recepcionados pelas servidoras da SECP Daniele e Melissa.
Na sequência, os estudantes conheceram também o chefe da Seção de Gestão de Urnas, Roney Cesar de Oliveira; a chefe da Seção de Aprimoramento Eleitoral, Memória Institucional e Biblioteca, Tais Furmann; e a servidora Cláudia Valéria Bevilacqua Gonçalves. Todos promoveram exposições sobre temas relacionados às suas unidades.
As três etapas do projeto contaram ainda com a participação da coordenadora do Parlamento Jovem, Maria Luiza Taques; e da diretora do Legislativo, Fernanda Ruths.
Texto e fotos: Escola Judiciária Eleitoral do Paraná
Revisão: Assistência de Jornalismo
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 28/11/2023 - 14:48
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube