No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o TRE-PR reforça importância do diagnóstico precoce

Para aumentar as chances de cura, TRE-PR alerta sobre a importância de prevenir-se e tratar a doença nos estágios iniciais

Na foto, pode-se ver o braço e a mão de um homem segurando um laço azul, que simboliza a campanh...No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o TRE-PR reforça importância do diagnóstico precoce

Nesta sexta-feira (17), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que originou a campanha ”Novembro Azul”. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná aderiu à campanha para conscientizar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Para isso, a instituição promove a ação nas redes sociais e ilumina, durante o todo o mês, o edifício-sede e o Fórum Eleitoral de Curitiba com a cor azul.

Trazida ao Brasil em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o Novembro Azul foi criado na Austrália por dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, que se inspiraram em campanhas de combate ao câncer de mama. Por meio da iniciativa, passou-se a associar a figura do bigode à campanha. No ano seguinte, o bigode se tornou símbolo da organização sem fins lucrativos Movember Foundation (uma junção das palavras "bigode" e "novembro", em inglês).

Atualmente, o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens e a segunda causa de óbito por câncer mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os dados também revelam que a cada 38 minutos um homem morre por causa da doença.

Prevenção

Os homens com câncer de próstata costumam apresentar sintomas nas fases mais avançadas, dificultando o diagnóstico no início da doença. Entre os principais sintomas estão a dificuldade para urinar, a presença de sangue na urina e/ou no sêmen, diminuição do jato de urina e dor ou ardor ao urinar. 

Por isso, a partir dos 45 anos, aconselha-se fazer o exame de toque retal e de PSA (Antígeno Prostático Específico), caso apresente algum fator de risco, como histórico de câncer de próstata em homens da família e obesidade. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que o diagnóstico nas fases iniciais da doença pode aumentar as chances de cura da doença em mais de 90%.

Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Envato
Tratamento de Imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 17/11/2023 - 14:15

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido