194ª Zona Eleitoral aponta as particularidades de atuar em municípios turísticos do litoral do Paraná
A equipe atende cerca de 400 pessoas por mês e, durante as eleições, registra recordes de justificativas
Localizada no litoral paranaense, a 194ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Matinhos e de Pontal do Paraná. O Fórum Eleitoral, inaugurado em 29 de janeiro de 2011, atende cerca de 400 pessoas por mês, que procuram principalmente serviços de revisão e de transferência.
De acordo com a chefe do Cartório, Claudia Maria Perpetua Araújo Maia, o eleitorado da região é bastante diversificado. "Muitas pessoas transferem o Título para cá, por motivo de mudança ou de trabalho, especialmente nos períodos próximos à temporada", explica. Nas eleições, por se tratar de um local turístico, também são registrados recordes de justificativas.
Por ter participado de oito pleitos em Matinhos e em Pontal do Paraná, a chefe do Cartório já presenciou situações inusitadas. Segundo ela, as maiores dificuldades ocorreram na sua primeira eleição, em 2008: "Naquela época as pessoas vinham bater no portão da minha casa para fazer denúncias", lembra.
A tranquilidade, o clima quente e a natureza exuberante do local agradam Claudia, que vive no município de Matinhos há 15 anos. "Tudo aqui é perto, podemos andar a pé. Os moradores gostam de conversar, reunir-se e praticar esportes. Costumam também colocar apelidos, até eu ganhei um: 'Claudinha do Eleitoral'", comenta. "Ao final do expediente, ainda podemos dar uma volta no calçadão e relaxar".
Além de Claudia, a equipe da 194ª ZE é formada pelo juiz, doutor Ricardo José Lopes; pela promotora, doutora Carolina Dias Aidar de Oliveira; pelo servidor Fabiano Ribeiro da Silva; pelas servidoras requisitadas Sirvania dos Santos Fonseca Marques, Suzana de Souza Barroso e Simone de Lima; pelo estagiário Gileade Lourenço Viana; e pela colaboradora Karine Alves Martins.
Segundo a chefe do Cartório, a equipe é bastante harmoniosa: "buscamos sempre o aperfeiçoamento dos trabalhos e nas folgas nos encontramos para confraternizar". “Convidamos os colegas que estejam de passagem pelo litoral a chegar e nos fazer uma visita”, completa.
Conheça os municípios
- Matinhos:
Existem vestígios da presença de seres humanos nos sambaquis de Matinhos, remanescentes culturais de um povo que viveu no litoral do Paraná cerca de 3 mil a 5 mil anos atrás. O nome do município “Matinhos” faz referência à vegetação rasteira (restinga), típica da planície litorânea.
A região sofreu influência sociocultural de Paranaguá e, mais tarde, também de Guaratuba, por se tratar de um ponto intermediário entre esses dois municípios. Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Matinhos conta com 39.259 habitantes.
- Pontal do Paraná:
A cidade de Pontal do Paraná foi criada em 20 de dezembro de 1995. A data marca o desmembramento de Paranaguá, após mobilização popular que resultou na emancipação do município. Dois anos depois, foi realizada a primeira eleição municipal.
A base da economia da região é o turismo, que atrai milhares de pessoas de todo o país na temporada de verão. Entre dezembro e março, são organizadas barracas de entretenimento nos balneários de Shangri-lá e Ipanema. O município também se destaca pelo comércio, pela pesca e pelo artesanato.
SERVIÇO
194ª Zona Eleitoral
Municípios que abrange: Matinhos (sede) e Pontal do Paraná
Juiz eleitoral: Ricardo José Lopes
Chefe de Cartório: Claudia Maria Perpetua Araújo Maia
Horário de atendimento: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 0800 640 8400
WhatsApp: (41) 99238-5340
E-mail: zona194@tre-pr.jus.br
Endereço do Fórum Eleitoral: Rua Antonina - Caiobá (Matinhos - PR)
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Divulgação/194ª ZE
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 20/10/2023 - 16:03
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube