20ª ZE de Wenceslau Braz comemora 10 anos da inauguração do Fórum Eleitoral
Equipe trabalha para garantir eleições limpas, tranquilas e transparentes na região
O Fórum da 20ª Zona Eleitoral de Wenceslau Braz, cidade localizada no Norte Pioneiro do Paraná, completa 10 anos no próximo dia 22 de outubro. A equipe atende cerca de 150 pessoas por mês, que buscam serviços como emissão de certidões, de declarações e do primeiro Título de Eleitor.
A equipe do cartório é formada pela juíza eleitoral, a doutora Moema Santana Silva; pelo promotor eleitoral, o doutor Joel Carlos Beffa; pelo chefe do cartório, Luis Fernando Gomes; pela servidora Letícia Ferraro; pelo estagiário Marcelo Francisco dos Santos Leite; e pela colaboradora Deodete de Souza.
O servidor Luis Fernando vive em Wenceslau Braz desde março de 2008. "É uma experiência muito agradável. O município é conhecido por sua tranquilidade e o povo local é bastante acolhedor, o que torna a convivência muito positiva", comenta. Para ele, trabalhar na 20ª ZE é muito gratificante, pois atua com profissionais dedicados e competentes: "Estamos empenhados em cumprir nossas responsabilidades com excelência, contribuindo para a realização de eleições justas e transparentes em nossa região".
Luis Fernando explica que as cidades que compõem a 20ª ZE (Wenceslau Braz, São José da Boa Vista e Santana do Itararé) são conhecidas por terem eleições tranquilas, uma vez que há forte atuação do Ministério Públicoem relação à propaganda política e a equipe da Zona Eleitoral promove reuniões constantes com os partidos. "O objetivo é evitar tumultos e garantir que o processo eleitoral ocorra de forma transparente e pacífica."
A mais recente eleição foi a do Conselho Tutelar, que aconteceu no último dia 1° de outubro. "Foi a primeira vez que utilizamos urnas eletrônicas [nesse tipo de eleição], o que representa um avanço tecnológico muito importante", diz Luis Fernando. Ele também comemora o engajamento e a maior participação popular registrada neste pleito: "Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossos processos eleitorais para servir melhor à nossa comunidade".
Primeira Eleição
Em sua primeira eleição como chefe de cartório, que elegeu o prefeito em 2008, Luis Fernando passou por uma experiência inusitada: uma rádio local realizou uma apuração paralela e divulgou a vitória do então prefeito (que concorria à reeleição), o que desencadeou uma festa entre seus apoiadores. No entanto, após a contagem oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), foi constatado que a oposição havia vencido por uma diferença de apenas dois votos.
Conheça os municípios
- Wenceslau Braz:
A cidade foi povoada, inicialmente, pelo agricultor Joaquim Miranda que, na companhia de sua família, resolveu explorar novas terras para fixar residência. Assim, ele se deslocou 21 quilômetros da então comarca de São José da Boa Vista, radicando-se em terras pertencentes a Tomazina.
O município está localizado no segundo planalto paranaense e fica à altitude de 841 metros. A economia local é baseada principalmente em atividades agropecuárias, como milho, feijão, soja, tomate, bovinos e suínos. O nome da cidade “Wenceslau Braz” é uma homenagem ao 9° presidente da República do Brasil, que viveu entre 1868 e 1966.
- Santana do Itararé:
Santana do Itararé tem clima subtropical úmido mesotérmico, caracterizado por verões quentes e geadas pouco frequentes. Assim, a economia local é baseada na agropecuária (como milho, trigo, feijão, morango, soja, maracujá, aveia e gado leiteiro) e na extração de areia. Na indústria, há fábricas de ração, de cerâmica, de confecções,de polvilho e de polpas de frutas.
Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta com 5.514 pessoas, com densidade demográfica de 21,94 habitantes por quilômetro quadrado. Entre as cidadãs ilustres que viveram em Santana do Itararé está a atleta Roseli Machado, que participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e se tornou a segunda brasileira a vencer a Corrida de São Silvestre.
- São José da Boa Vista:
Por volta de 1848, Domiciano Correa Machado e sua família partiram de São Caetano da Vargem Grande (MG) com destino à 5ª Comarca de São Paulo e, ao longo da viagem, tomou posse de algumas terras. Devoto, ele doou uma área na confluência do Rio da Pescaria com o Itararé para construir uma vila, chamada de “São José do Cristianismo”. Assim, o local passou a ser foco de migração de conterrâneos do proprietário.
No entanto - quando o povoado parecia prosperar tornando-se, em 1870, distrito judiciário - outro proprietário, o senhor Manoel Bernardino da Silva, fez a doação de uma terra próxima à região, que foi denominada “São José da Boa Vista”. Nesse período, os moradores de “São José do Cristianismo” foram contaminados com malária e passaram a se transferir gradativamente para a nova localidade, até que em 29 de março de 1875 a sede do distrito judiciário foi transferida para Boa Vista.
SERVIÇO
20ª Zona Eleitoral
Municípios que abrange: Wenceslau Braz (sede), Santana do Itararé e São José da Boa Vista
Juíza eleitoral: Moema Santana Silva
Chefe de cartório: Luis Fernando Gomes
Horário de atendimento: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 0800 640 8400
WhatsApp: (43) 3528-2281
E-mail: zona020@tre-pr.jus.br
Endereço do Fórum Eleitoral: Estrada Municipal, 340 - Jardim San Rafael (Wenceslau Braz - PR)
Texto: Assistência de Jornalismo
Arte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/20ª ZE
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 06/10/2023 - 18:50
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube