25º Café Cultural, com Flávio Arns, debate meios para incluir pessoas com deficiência na política
Com o tema “PcD e Política: Vamos conversar?”, o evento discutiu como tornar essas pessoas protagonistas na política
Nesta segunda-feira (2), a Escola Jurídica Eleitoral do Paraná (EJE-PR) realizou, com a participação do senador Flávio Arns, o 25º Café Cultural. O evento, com a temática “PcD e Política: Vamos conversar?”, propôs uma discussão sobre a participação de pessoas com deficiência na política.
Na abertura, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, celebrou a importância do Projeto de Lei que propõe a adoção do Programa Cidadania Plena, desenvolvido pelo TRE-PR e voltado às cidadãs e aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, incluindo-se nesse grupo os PcD. “Isso é um passo importante em direção a uma democracia mais inclusiva e mais justa”, ressaltou.
O senador Flávio Arns, ao iniciar a discussão, evidenciou a necessidade de conhecer as particularidades das pessoas com deficiência para saber como melhor atendê-las. O senador define o ingresso na política e o protagonismo dessas pessoas como “um ideal, um debate e uma missão.”
O 25º Café Cultural faz parte do Projeto Supera, o qual busca ampliar
a participação de pessoas com deficiência na disputa pelos cargos eletivos. Esse projeto propõe, já em 2024, diminuir a sub-representatividade dessa parte da população na política.
Exposição
Paralelamente ao Café Cultural, o TRE-PR recebeu, em seu hall de entrada, a abertura da exposição de artes visuais da Associação Inclusive nas Artes, fundada por Adriana Villar e Rodrigo Matos. Desde 2018, a iniciativa busca a inclusão de pessoas com deficiência nos âmbitos profissional e comunitário por meio do estímulo aos processos criativos.
Para isso, a organização oferece oficinas para potencializar habilidades voltadas às artes visuais, artes cênicas e artes musicais. Nesse processo, as pessoas com deficiência são atendidas de maneira individualizada para promover uma maior sensibilização com a causa.
A exposição pode ser visitada até quarta-feira (4).
Participações
O evento, realizado no auditório do TRE-PR, com transmissão pelo YouTube, contou com a presença dos juízes membros da Corte doutor Thiago Paiva dos Santos (diretor-executivo da EJE-PR) e doutor Julio Jacob Junior e dos membros substitutos doutor Roberto Aurichio Junior e doutora Andrea Groth Busato. Além disso, também estiveram presentes o Major da Polícia Militar e assessor de gabinete da SESP-PR, Cezar Hoinatski; a procuradora Regional Eleitoral, doutora Mônica Bora; a procuradora de justiça do Ministério Público do Paraná, doutora Rosana Berardi; e o membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná (COEDE), Valter Ribeiro da Silva.
Compareceram também o juiz da 199ª Zona Eleitoral de São José dos Pinhais, doutor Siderlei Ostrufka Cordeiro; a assessora do deputado estadual Pedro Paulo Bazana, Lucilene Marques; o vereador de Curitiba doutor Dalton Borba; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), doutor Paulo Henrique Golambiuk; o coordenador de empregabilidade do Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Adriano Benedito Laurindo; o presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, representando a presidente da OAB-PR, doutor Walnei Coleto; o representante do comandante do CINDACTA II Coronel Jano, o subtenente Jorge Henrique dos Santos; o Major Giuliano Freitas, da SESP-PR; e a jornalista Celina Soares dos Santos.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 03/10/2023 - 18:02
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube