CNJ institui Prêmio Equidade Racial
O objetivo é combater o racismo e impulsionar a equidade racial no âmbito do Poder Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a Resolução 519/2023, que cria o Prêmio Equidade Racial. O objetivo da norma é estimular e disseminar práticas que visem à eliminação das desigualdades raciais, premiando ações, projetos ou programas inovadores que combatam o racismo e impulsionem a equidade racial no âmbito do Poder Judiciário.
O Prêmio Equidade Racial, a ser concedido anualmente, será constituído pelos seguintes eixos:
I - Desempenho: tribunais com melhores resultados no Indicador de Desempenho na Promoção da Equidade Racial (IPER);
II - Boas práticas: iniciativas inovadoras de magistradas, magistrados, servidoras e servidores que contribuam para o combate ao racismo e para a promoção da equidade racial.
Segundo a Resolução, os prazos de submissão das práticas serão estabelecidos preferencialmente até o dia 30 de novembro e a data da premiação está prevista para a semana do dia 3 de julho - Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.
Neste ano, além da Resolução 519, o CNJ também publicou a Resolução 490/2023 que criou o Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Equidade Racial (Fonaer), destinado a elaborar estudos e propor medidas para o aperfeiçoamento do sistema judicial quanto ao tema.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Arquivo
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 24/10/2023 - 14:57
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube