Dia da Democracia celebra a luta pela redemocratização brasileira
A data é celebrada no dia 25 de outubro em memória do jornalista Vladimir Herzog, defensor da democracia durante a Ditadura Militar
Nesta quarta-feira (25), comemora-se o Dia da Democracia. A data foi escolhida em memória do jornalista Vladimir Herzog, que morreu em 25 de outubro de 1975. Vlado “Vladimir” Herzog se tornou símbolo da luta pela democracia e pela liberdade de imprensa no período da Ditadura Militar.
No dia anterior à sua morte, o jornalista, que era uma figura importante de veículos de comunicação como TV Cultura, BBC Londres e revista Visão, se apresentou para prestar depoimento às autoridades militares. No entanto, Vladimir Herzog foi torturado e morto nas instalações do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI).
Após a morte do jornalista, uma multidão, de aproximadamente oito mil pessoas, se reuniu na Catedral da Sé, em São Paulo, na missa de sétimo dia. A manifestação ficou conhecida como marco da luta pela redemocratização brasileira. Anos depois, a Constituição de 1988, chamada de Constituição Cidadã, pôs fim ao regime militar e consolidou o Estado Democrático de Direito.
Por meio dela, instituiu-se o voto direto e secreto, permitindo que as cidadãs e os cidadãos brasileiros possam escolher seus representantes dos Poderes Legislativo e Executivo. Dessa forma, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), bem como os demais órgãos da Justiça Eleitoral, contribui para a manutenção da democracia, assegurando a transparência e a segurança do processo eleitoral.
Origem da Democracia
A palavra grega Démokratía, que significa povo (demos) e poder (kratía), definia o regime político da Grécia Antiga como um governo popular, em que os “homens livres” participavam das assembleias. A democracia ateniense serviu como base para estabelecer a democracia representativa, também chamada de democracia participativa.
Nesse modelo, a Constituição Federal de 1988 define, no Artigo 1º, como fundamentos do Estado Democrático de Direito “a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político”.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 25/10/2023 - 13:50
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube