Em celebração ao Dia Internacional da Linguagem Simples, TRE-PR promove oficina para público interno
Capacitação aconteceu entre os dias 9 e 11 de outubro, com 6 horas de duração ao todo
Na última sexta-feira (13), foi comemorado o Dia Internacional da Linguagem Simples, uma técnica de comunicação que visa transmitir as informações de maneira objetiva e inclusiva.A data foi escolhida por marcar o sancionamento da Lei de Redação Simples (Plain Writing Act), em 2010, pelo então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Com a norma, passou a ser obrigatório que todos os documentos federais fossem escritos em linguagem simples, com o intuito de facilitar o entendimento da população em relação a seus direitos e benefícios.
Capacitação
Em comemoração a essa data, a Coordenadoria de Inovação e Sustentabilidade (CIS), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), promoveu, entre os dias 9 e 11 de outubro, a oficina “Linguagem Simples na Prática: como se comunicar de forma simples, objetiva e inclusiva”. A capacitação presencial teve duração de 2 horas por dia, totalizando 6 horas de carga horária.
A oficina foi ministrada pela servidora Melissa Diniz Medroni, jornalista diplomada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduada em Leitura de Múltiplas Linguagens pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na ocasião, as pessoas participantes fizeram um exercício prático de reescrita de um ofício e também discutiram como tornar e-mails, mensagens, relatórios, despachos e outros documentos mais simples e acessíveis.
Ao todo, entre servidoras, servidores, contratadas, contratados, estagiárias e estagiários, foram 29 pessoas inscritas de diversas áreas: gestão de pessoas, contratos, orçamento, administração predial, bem como das Zonas Eleitorais da capital.
Cartilhas
A Justiça Eleitoral lançou, em abril de 2021, a cartilha “Linguagem Cidadã”, como parte de uma campanha de comunicação institucional. O material conta com uma série de orientações para que textos, artes e vídeos sejam feitos de maneira clara e inclusiva. Além disso, traz normas e exemplos práticos de como utilizar a linguagem simples e não discriminatória.
Em 2023, o TRE-PR lançou ainda o “Manual de Acessibilidade Digital” e o “Manual de Resíduos Sólidos”, utilizando as técnicas de linguagem simples.
Técnicas utilizadas pelo TRE-PR
- Uso de palavras comuns, que as pessoas entendam com facilidade;
- Restrição ao uso de jargões e palavras estrangeiras, bem como de termos técnicos e siglas (se necessário utilizá-los, explicar o significado);
- Não utilização de termos discriminatórios;
- Uso de linguagem adequada às pessoas com deficiência;
- Adequação na designação de gênero;
- Organização dos textos utilizando, quando pertinentes, títulos, subtítulos e marcadores de tópicos;
- Frases curtas, objetivas e diretas;
- Hierarquização das informações, de forma que as mais importantes apareçam primeiro.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 16/10/2023 - 18:10
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube