Desembargador Coimbra de Moura apresenta os projetos do TRE-PR em audiência na Câmara dos Deputados

O evento comemorou os 20 anos do Estatuto do Idoso

Desembargador Coimbra de Moura apresenta os projetos do TRE-PR em audiência na Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (4), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participou como expositor de audiência pública na Câmara dos Deputados em comemoração aos vinte anos do Estatuto do Idoso. 

Convidado para apresentar o programa Cidadania Plena, o desembargador Coimbra de Moura explicou que se trata de um programa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), implementado no ano de 2022, que busca facilitar o acesso das cidadãs e dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral, atuando em hospitais, comunidades indígenas e quilombolas, entre outros locais frequentemente esquecidos no processo eleitoral. "É uma iniciativa que tem como inspiração a ideia de que a Justiça Eleitoral deve ir aonde o eleitorado está", afirmou.

As eleitoras e os eleitores residentes em instituições de longa permanência e aquelas e aqueles com mobilidade reduzida ou internados em hospitais são beneficiados, na companhia de todo o corpo técnico dessas instituições, pela instalação de seções nesses locais, garantindo-se o exercício do voto a essa parcela do eleitorado.

Durante o evento, o desembargador Coimbra de Moura relembrou todo o período eleitoral de 2022, as inovações e os desafios enfrentados por sua gestão, marcada por aproximar o cidadão do processo eleitoral. "Para tanto, o Tribunal criou diversos projetos institucionais, entre eles os ENCOSEGUEs (Encontros Regionais de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas)", afirmou.

Além dos ENCOSEGUEs, o presidente do TRE-PR abordou outras iniciativas de sua gestão:

Reunião com Entidades Religiosas 

O desafio das fake news, que atravessou todo o período eleitoral, foi objeto de preocupação da gestão do desembargador Wellington e foi tratado em diversos momentos. Uma das iniciativas com esse propósito foi a promoção de encontros com representantes de entidades religiosas do estado. 

Exército 

No período que antecedeu as eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) enfrentou um evento inusitado quando carros do Exército apareceram em frente à sede da Justiça Eleitoral do Paraná, causando tensão entre os servidores e a alta administração, especialmente em um momento eleitoral marcado por polarização. Diante disso, o presidente Coimbra de Moura questionou os comandantes da operação, e nenhuma justificativa plausível foi apresentada. A solução adotada pelo Tribunal, conta o presidente, foi montar um centro de totalização em outro local como plano alternativo, a fim de garantir a integridade e a correta apuração dos resultados eleitorais. 

TikTok 

A Justiça Eleitoral do Paraná esteve em evidência nas eleições, e as redes sociais foram o meio encontrado pelo público para manifestar as suas dúvidas. Por conta disso, os atendimentos e as visualizações aumentaram, em especial, no aplicativo TikTok, alcançando cerca de 2.445 atendimentos realizados na plataforma, um aumento de 262% quando comparado com o ano anterior. Diante dos números, esse novo recurso de combate à desinformação foi implementado por toda Justiça Eleitoral. 

Presenças 

O desembargador Coimbra de Moura foi acompanhado do juiz membro da Corte do TRE-PR, doutor Julio Jacob Junior; do assessor-chefe da Assessoria Jurídica da Diretoria-Geral do TRE-PR (ASJUR), doutor Valcir Mombach; do assessor de Imprensa, Márcio Carvalho Jardim; do chefe da Assessoria Militar, Major Fabio Deiverson Ribeiro; e do chefe da Assistência de Audiovisual, Everton Bahl Grabski.

Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assessoria de Imprensa
Tratamento de Imagem: Assistência de Comunicação Visual

Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 04/10/2023 - 19:04

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram,SoundCloud,Spotify,TikTok eLinkedin

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido