Procuradora Mônica Dorotéa Bora despede-se da Corte do TRE-PR
Solenidade, realizada na sala de sessões do Tribunal, foi transmitida ao vivo pelo YouTube
Nesta segunda-feira (30), a procuradora regional eleitoral, doutora Mônica Dorotéa Bora, despediu-se da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em cerimônia realizada na sala de sessões, no edifício-sede, em Curitiba. A solenidade, transmitida ao vivo pelo YouTube, também marcou a apresentação do doutor Marcelo Godoy, que assume o cargo a partir do dia 1° de novembro, e a recondução da doutora Eloisa Helena Machado, como procuradora substituta, para o biênio 2023/2025.
O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, ressaltou a notável carreira da doutora Mônica, marcada pela dedicação e conduta exemplares. “Ela tornou-se verdadeira guardiã da integridade do sistema eleitoral, garantindo que as vozes das eleitoras e dos eleitores fossem ouvidas para que as eleições fossem conduzidas de forma justa e transparente. Não estamos apenas nos despedindo dela, mas celebrando o legado que deixa para os futuros procuradores que lhe sucederão nesta Corte”, disse.
A doutora Mônica, em seu discurso de despedida, fez agradecimentos e destacou os desafios enfrentados nas Eleições 2022, como a polarização política, os questionamentos acerca do trabalho da Justiça Eleitoral e as fake news. “Nesses mais de 25 anos de trabalho, tanto na magistratura federal quanto no Ministério Público Federal, sempre procurei atuar de forma correta, independente e zelosa com os fins institucionais e posso dizer que nesses dois últimos anos não foi diferente”, declarou.
“Não foi fácil, mas cada um vai construindo a sua história e a minha eu tenho procurado construir dessa forma. Assumi com tranquilidade e entusiasmo o mandato de procuradora regional eleitoral em 2021 e, da mesma forma, encerro meu mandato neste momento, com tranquilidade e entusiasmo para uma nova jornada. Tenho a grata satisfação de ter desempenhado uma função tão especial”, concluiu.
Trajetória
Natural de Curitiba, a doutora Mônica Dorotéa Bora formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Procuradora da República, ingressou no Ministério Público Federal em 2005 e, de 2000 a 2003, foi juíza federal da 4ª Região.
Em 2015, tornou-se membro do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná e, em 2018, membro auxiliar da Corregedoria do Ministério Público Federal. No TRE-PR, a doutora Mônica foi procuradora regional eleitoral substituta no biênio 2019/2021 e procuradora titular entre 2021 e 2023.
Presenças
Também prestaram homenagem à doutora Mônica, o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Fernando Wolff Bodziak; os membros da Corte Eleitoral do Paraná, doutor Thiago Paiva dos Santos, desembargador João Pedro Gebran Neto, doutor Julio Jacob Junior, doutor Anderson Ricardo Fogaça, doutor Guilherme Frederico Hernandes Denz e o doutor Roberto Aurichio Junior; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), doutor Paulo Henrique Golambiuk; o membro vogal do Iprade, doutor Luiz Paulo Muller Franqui; e a diretora-geral do TRE-PR, doutora Daniele Cristine Forneck Franzini.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 30/10/2023 - 18:22
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube