101ª Zona Eleitoral apresenta os desafios de realizar uma eleição em pequenos municípios

Em lugares em que cada voto conta, a Justiça Eleitoral atua frequentemente de modo preventivo

Banner com fundo azul em que se lê: Uma Zona Eleitoral.

Inaugurado em 3 de junho de 2011, o Fórum da 101ª Zona Eleitoral de Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, atende cerca de 280 pessoas por mês em anos sem eleição. Os serviços mais procurados são relacionados ao título: alistamento, revisão e transferência.

Fazem parte da equipe, atualmente, o juiz eleitoral, doutor Jean Rodrigues; o chefe do cartório, Felipe de Souza; o servidor Marcos Rek; a servidora requisitada Edilia Camargo Barrozo; a estagiária Luiza Schmidt Bonadimann; e a colaboradora Idelci Maria Dapont Baú. 

Fotografia, em estilo selfie, de cinco pessoas, três mulheres e dois homens, posando sorrindo. A...

Servidor da Justiça Eleitoral desde 2007, Felipe conhece a população de Coronel Vivida há 16 anos. Mais recentemente, com a integração do eleitorado de Honório Serpa à 101ª ZE, passou a conviver também com os moradores desse município. "Em geral, são pessoas de trato fácil, compreensivas e muito participativas no processo eleitoral", comenta.

O fato de serem cidades pequenas, entretanto, representa um desafio, especialmente em eleições municipais. "Esse cenário de contato próximo entre os candidatos e o eleitorado acaba por acirrar a disputa pelos cargos de forma inversamente proporcional ao tamanho do município, uma vez que o peso individual de cada voto é grande", explica o chefe do cartório.

Por conta disso, afirma Felipe, ocorrem situações de conflito e enfrentamento que demandam frequentemente a mediação da Justiça Eleitoral. "Isso exige uma atuação proativa, cirúrgica e preventiva a fim de evitar o manejo excessivo de ações judiciais que, inevitavelmente, tornariam o período de campanha tumultuado e conflituoso", diz.

Segundo o servidor, em breve a 101ª Zona Eleitoral terá ainda uma novidade para o eleitorado: está em andamento um estudo para readequação e realocação de seções situadas nos municípios de Coronel Vivida e Honório Serpa.

Conheça os municípios

  • Coronel Vivida

Conhecido primeiramente como “Barro Preto”, Coronel Vivida pertenceu ao município de Mangueirinha até 1954. A denominação atual é uma homenagem ao coronel Firmino Teixeira Baptista, que tinha o hábito de se expressar com a frase “que vida!”, o que, por conta da sua gagueira, soava como “que vivida” e, por consequência, lhe rendeu o apelido.

Com 232 cachoeiras catalogadas, o turismo de Coronel Vivida é baseado principalmente em áreas ecológicas, mas ao centro há também um chafariz e um prédio histórico que são marcos locais. O clima na região é bem definido, com estações variadas por influência do clima subtropical, o que favorece as extensas pastagens. Por conta disso, na economia destaca-se a agropecuária (produção de leite e de grãos). 

  • Honório Serpa

A denominação do município tem origem na chegada à região de Diogenes Serpa e sua esposa, Eufrazia, que migraram no final do século XIX para fugir da Revolução Federalista, ocorrida nos pampas gaúchos. O filho do casal, Honório Serpa, era simpático à causa do Tenentismo e, por conta disso, foi indicado para dar nome ao então distrito, em 1964. 

Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Honório Serpa tem cerca de 4,9 mil habitantes. Com um clima subtropical, o município conta com diversas opções de turismo rural: rios, cachoeiras, gastronomia local e a diversidade da flora e da fauna.

SERVIÇO
101ª Zona Eleitoral 
Municípios que abrange: Coronel Vivida (sede) e Honório Serpa
Juiz eleitoral: Jean Rodrigues
Chefe de cartório: Felipe de Souza
Horário de atendimento: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 0800 640 8400
WhatsApp: (46) 3232-2225
E-mail: zona101@tre-pr.jus.br
Endereço do Fórum Eleitoral: Avenida Generoso Marques - bairro Industrial (Coronel Vivida - PR)

Texto: Assistência de Jornalismo
Arte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/101ª ZE
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 15/09/2023 - 16:23

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido