Dia Nacional dos Surdos e os avanços da acessibilidade no processo eleitoral
A inclusão de tradução em Libras nas urnas eletrônicas foi implementada nas eleições gerais de 2022
Nesta terça-feira (26) é celebrado o Dia Nacional dos Surdos, data que foi oficializada pela Lei 11.796/2008 em homenagem à fundação da primeira escola de surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857. A instituição, localizada no Rio de Janeiro, continua em atividade.
A inclusão dos surdos no processo eleitoral
A Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida como um meio de comunicação e de expressão dos surdos pela Lei 10.436/2002, foi incluída como recurso das urnas eletrônicas pela primeira vez nas eleições gerais de 2022. Essa inovação é um passo significativo em direção à igualdade de participação dos surdos no processo eleitoral.
A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba também conta com uma colaboradora especializada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo a acessibilidade às eleitoras e aos eleitores surdos. Thami Joanna Nascimento recebe as eleitoras e os eleitores surdos em seu guichê, onde a comunicação ocorre fluentemente em Libras.
Quanto às sessões de julgamento da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e aos eventos transmitidos pela internet, todos contam com interpretação simultânea em Libras.
Assim, a Justiça Eleitoral do Paraná busca garantir a acessibilidade e a participação plena de todas as brasileiras e todos os brasileiros no processo eleitoral.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube