Eleitora indígena de 105 anos tira o título eleitoral pela primeira vez
Arvelina, que é da etnia Kaingang, foi atendida pelo cartório da 45ª Zona Eleitoral de Laranjeiras do Sul
A eleitora Arvelina, de 105 anos, compareceu ao cartório da 45ª Zona Eleitoral de Laranjeiras do Sul, nesta quarta-feira (6), para fazer o Título de Eleitor pela primeira vez. A indígena, que nasceu em 20 de outubro de 1917, é da etnia Kaingang e vive na Reserva Rio das Cobras, no município de Nova Laranjeiras (PR).
Ao chegar ao Cartório Eleitoral, Arvelina, que caminha com dificuldade, foi recebida com uma cadeira de rodas para se deslocar com maior segurança. Ela estava acompanhada da nora e de um representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que foi intérprete da conversa, uma vez que a eleitora não fala português.
O atendimento foi realizado pelo estagiário João Lucas da Cruz, com auxílio do chefe do Cartório, Francisco Paulo Smitek Sobieray. A biometria foi a maior dificuldade para fazer o Título, pois os equipamentos tiveram dificuldade para captar as digitais de Arvelina.
A equipe do Cartório foi informada de que a eleitora nunca teve título e, portanto, nunca havia votado em uma eleição. Por isso, o chefe do Cartório parabenizou a senhora Arvelina, justificando: “A cidadania conquistada agora a torna apta a contribuir com as decisões políticas do nosso país”.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Divulgação/45ªZE
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 06/09/2023 - 17:32
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube