Nos 200 anos de Ponta Grossa (PR), 14ª Zona Eleitoral busca atendimento ao eleitorado cada vez mais humanizado
A equipe do cartório visita instituições de longa permanência para aderir ao Projeto Cidadania Plena
O Fórum Eleitoral Clotário Macedo de Portugal, inaugurado em 19 de abril de 2002, atende cerca de 250 eleitoras e eleitores por mês, que buscam serviços como emissão de certidões e realização de alistamento, transferência e revisão. A equipe é formada pelo juiz eleitoral, o doutor Gilberto Romero Perioto; pelo chefe de cartório, Júnior César Borges; pela servidora Cristiane Kaminoski de Souza; pelos servidores Daniel Fernandes Wendler e Flávio Miyamoto Inoue; e pela estagiária Ellen Caroline Chelski.
De acordo com Júnior César Borges, atuar na 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa - localizada no centro oriental paranaense - é um grande prazer. “A equipe é muito cortês, dedicada e experiente. A maioria de nós se conhece há mais de uma década, o que contribui para o ótimo relacionamento entre todos”, comenta.
O chefe do Cartório explica que o objetivo é prestar serviço a todas as pessoas com um olhar mais humano. Recentemente, o Fórum Eleitoral foi reformado por uma iniciativa da equipe, que, ao atender uma eleitora com deficiência visual, percebeu que a estrutura do edifício não era totalmente acessível. “Isso nos deixou extremamente felizes, porque agora podemos receber todos com mais dignidade”, explica.
Mas a preocupação com o acesso das cidadãs e dos cidadãos à Justiça Eleitoral não se limita às questões arquitetônicas. O cartório começou a fazer visitas a instituições de longa permanência para aderir ao Projeto Cidadania Plena, de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Assim, o Asilo São Vicente de Paulo será a primeira instituição de longa permanência a receber uma seção eleitoral no município. Com isso, as pessoas idosas moradoras do local e os profissionais que ali atuam poderão votar na eleição sem precisar se deslocar.
A 14ª ZE abrange o centro de Ponta Grossa e parte do Bairro Uvaranas, o Jardim Carvalho, o Bairro Neves, o Bairro Órfãos e o Distrito de Itaiacoca - onde está localizada a seção eleitoral mais distante, na comunidade Carazinho, a aproximadamente 80 quilômetros do Fórum Eleitoral. Segundo o chefe do Cartório, viver no município é uma dádiva: “há muitas belezas naturais e uma ótima estrutura, com várias escolas e universidades de excelência”.
200 anos da cidade
Ponta Grossa completou 200 anos no último dia 15 de setembro, data que marca a criação do distrito, ainda subordinado à Vila de Castro. O seu povoamento está relacionado ao Caminho das Tropas, pois os tropeiros, durante suas viagens, costumavam descansar na região e, com o tempo, passaram a construir fazendas. O território foi ocupado, primeiramente, por Pedro Taques de Almeida em 1704, mas foi o filho dele - José Góis de Morais - que tomou posse das terras, trazendo empregados e animais e fundando currais para criação de gado.
Além do tropeirismo, o município tem raízes na pluralidade étnica e nos caminhos da estrada de ferro, tornando-se um dos mais importantes entroncamentos ferroviários do sul do país. Dessa forma, toda a produção agrícola para exportação destinada ao Porto de Paranaguá passa pela região.
Ponta Grossa destaca-se também pelo turismo, marcado pelo contraste entre o antigo e o moderno. Entre as construções estão a Estação Roxo de Rodrigues, a Mansão Villa Hilda, o Monumento do Sesquicentenário e a Casa do Artesão; além das belezas naturais, como o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre, as Furnas Gêmeas e a Represa de Alagados.
SERVIÇO
14ª Zona Eleitoral
Município que abrange: Ponta Grossa
Juiz eleitoral: Gilberto Romero Perioto
Chefe de Cartório: Júnior César Borges
Horário de atendimento: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 0800 640 8400
WhatsApp: (41) 99263-8355
E-mail:zona014@tre-pr.jus.br
Endereço do Fórum Eleitoral: Rua Saint Hilaire, 187 - Vila Oficinas (Ponta Grossa - PR)
Texto: Assistência de Jornalismo
Arte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/14ª ZE
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 29/09/2023 - 17:44
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube