Acordo de Cooperação com a UFPR é assinado nesta segunda-feira (29)
Convênio tem como objeto a cooperação técnico-científica e o intercâmbio de conhecimentos
Nesta segunda-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), representado por seu presidente, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), representada por seu reitor, o professor doutor Ricardo Marcelo Fonseca, assinaram Acordo de Cooperação Técnica com vistas à cooperação técnico-científica e o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições.
O Acordo prevê o acesso colaborativo de servidoras e servidores do TRE-PR a cursos, capacitações e palestras, incluindo-se o planejamento, a execução e a disponibilização de atividades em áreas acadêmicas, a exemplo de cursos de pós-graduação em níveis de especialização, mestrado e doutorado, nas áreas afetas às atividades das instituições parceiras, tais como Direito, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Sociais.
A parceria, que contribui, direta ou indiretamente, para o aprimoramento da Justiça e para a celeridade e a efetividade da prestação jurisdicional, também prevê ações voltadas ao combate à disseminação de fake news, a exemplo do Núcleo Interinstitucional de apoio e aprimoramento do Gralha Confere, a central de checagem de desinformação do TRE-PR.
Além do presidente do TRE-PR e do Reitor da UFPR, estiveram presentes à cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação nesta segunda-feira, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; os desembargadores eleitorais Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz e José Rodrigo Sade; o diretor da Faculdade de Direito da UFPR, o professor Sérgio Said Staut Junior; e o chefe do Departamento de Direito Público da UFPR, professor Rodrigo Kanayama.
Gralha Confere
Para combater a desinformação durante as eleições no Paraná, o TRE-PR conta com o projeto Gralha Confere. A iniciativa recebe dúvidas da população sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral, publicados em sites e nas redes sociais.
Implementado pelo Tribunal nas Eleições de 2020, o Gralha Confere foi regulamentado pela Portaria n° 153/2022 com o objetivo de aumentar o potencial informativo sobre o processo eleitoral em âmbito regional, esclarecer o eleitorado, auxiliar a cobertura jornalística e manter a integridade do pleito.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube