Dia dos Povos Indígenas (19): 2.366 são eleitoras e eleitores no Paraná
O TRE-PR promove ações para incentivar a participação dos povos originários como eleitoras e eleitores

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta sexta-feira (19), é uma oportunidade para dar visibilidade às diversidades dos povos originários do Brasil. A população indígena exerce um importante papel na sociedade como cidadãs e cidadãos. O número de indígenas aptos a votar no país, segundo dados de março de 2024, é de 102.439, dos quais 2.366 são eleitoras e eleitores do Paraná.
Para aproximar a população indígena da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promove o Programa Cidadania Plena - Todo Voto Importa, que leva serviços para o eleitorado distante dos Cartórios de suas Zonas Eleitorais. Além disso, o programa também instalou sete seções eleitorais em quatro municípios paranaenses para facilitar o acesso das comunidades indígenas.
Segundo dados do Censo de 2022, a população indígena do país chegou a 1.693.535 homens e mulheres. Comparado a 2010, quando a população era de 896.917, o número é 88,82% maior. Apesar da concentração da população na região Norte do país, os povos originários estão presentes nas cinco regiões do Brasil.
Cultura
Em 2022, a nomenclatura da homenagem, anteriormente o “Dia do Índio”, foi alterada pela Lei nº 14.402, de 8 de julho de 2022. Os povos originários fazem parte da identidade brasileira. A herança desses povos está na culinária e nos nomes dados às cidades do país como Curitiba (do tupi, kuri significa ‘pinheiro’ e tyba, ‘muito, lugar onde há muito’) e Maringá (do tupi marigûã, que significa ‘peneira para pescar’).
Leia mais: Dia dos Povos Indígenas: representatividade na política avança com ações do TSE
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube