Diplomação do projeto Eleitor do Futuro reúne mais de 260 estudantes, diretores e professores da rede municipal de Curitiba
Os diplomados foram eleitos para representar os grêmios estudantis de 26 escolas
Nesta sexta-feira (26), foram diplomados os representantes e as representantes dos grêmios estudantis de 26 escolas da rede municipal de Curitiba, eleitos por intermédio do projeto Eleitor do Futuro, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A cerimônia, realizada no edifício-sede, foi transmitida ao vivo
pelo YouTube do TRE-PR.
Na abertura do evento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, parabenizou os organizadores da ação e os eleitos para os grêmios estudantis. “Saber o que é escolher alguém, ser candidato, apresentar uma proposta e ter contato com a urna eletrônica é democracia”, destacou.
A juíza da 1ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, a doutora Cristine Lopes, ressaltou a iniciativa como uma lição para o futuro tanto para as crianças quanto para a sociedade. Em seguida, a promotora da 1ª ZE, que também é promotora de Justiça da Educação, doutora Beatriz Spindler de Oliveira Leite, celebrou a formação para o exercício da cidadania.
Já a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação (SME), Andressa Woellner Duarte Pereira, agradeceu o apoio das diretorias das escolas pelo engajamento com o projeto. “Precisamos ter, na linha de frente, professores que abraçam e tomam iniciativa com esses estudantes”. Por fim, o chefe do Cartório da 1ª ZE, David Carreiro de Barros Maia Chagas, destacou o empenho dos estudantes: “vocês já são líderes”.
A representante da chapa Futuro Brilhante, da Escola Municipal Miguel Krug, Isabela de Oliveira Ventura, destacou que “poder teclar uma urna e ouvir o som com a sensação de que tudo deu certo, trouxe um sentimento de realização”. Ainda acrescentou, “somos pequenos em tamanho, mas gigantes nesta caminhada”.
Ao destacar a relevância das proposições das chapas para suas escolas, a representante da chapa Progredir, Revolucionar e Evoluir, da Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna, Helena Oribka Tomaz de Andrade Silva, afirmou que “é muito importante a participação de todos para termos um futuro melhor”.
Presenças
A mesa diretiva da cerimônia foi composta pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; pela juíza eleitoral da 1ª ZE, doutora Cristine Lopes; pela promotora da 1ª ZE, doutora Beatriz Spindler de Oliveira Leite; pela superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação (SME), Andressa Woellner Duarte Pereira; e pelo chefe do Cartório da 1ª ZE, David Carreiro de Barros Maia Chagas.
Também estiveram presentes a gerente de Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME), Simone Winters; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier da Silva; e a presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Mariana Chagas.
Projeto Eleitor do Futuro
Desde 2017, a EJE-PR realiza o projeto Eleitor do Futuro em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. O objetivo é promover a educação política em escolas, estimulando o exercício da cidadania e do voto responsável.
A iniciativa elege os representantes dos grêmios estudantis de cada uma das escolas para os cargos de presidente, vice-presidente, secretários, diretores e suplentes. Nesta edição, a ação contou com a participação de aproximadamente 10 mil estudantes do Ensino Fundamental (de 6 a 14 anos), o maior número alcançado pelo projeto.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube