EJE-PR realiza eleições do Parlamento Jovem em 60 escolas em todo o estado

Iniciativa contou com a participação de cerca de 18 mil estudantes na edição de 2024

Fotografia de cinco jovens, dois rapazes e três moças, posando sorrindo com o Título Eleitoral e...EJE-PR realiza eleições do Parlamento Jovem em 60 escolas em todo o estado
Estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Dom Pedro I, no município de Pitanga, monstram seus Títulos de Eleitor fictícios

Na última quinta-feira (18), foram realizadas simultaneamente em 60 escolas de todo o estado as eleições do projeto Parlamento Jovem, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). 

A edição de 2024 do projeto, que teve o apoio das equipes de 52 Cartórios Eleitorais, garantindo suporte às escolas e a tranquilidade da eleição, contou com a participação de aproximadamente 18 mil estudantes de 50 municípios.

O Parlamento jovem tem adotado práticas democráticas e inclusivas, em parceria com as escolas. No município de Assis Chateaubriand, o estudante Lucas Henrichsen da Silva, que possui deficiência motora, se envolveu e participou ativamente no projeto. No dia da eleição, ele atuou como mesário, instruindo e orientando os colegas no momento da votação.

Fotografia de um homem adulto ao lado de seis estudantes (dois rapazes e quatro moças). Um dos j...
Na foto, o estudante Lucas Henrichsen da Silva aparece com os colegas e com o chefe do Cartório da 113ª Zona Eleitoral de Assis Chateaubriand, Rodrigo Aparecido Torres.

Parlamento jovem

Com o propósito de formar politicamente os jovens, o projeto busca levar às estudantes e aos estudantes mais conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral e o processo democrático, tornando-os mais conscientes sobre a importância da participação política.

Realizado desde 2017, o projeto já atendeu cerca de 160 mil alunas e alunos. Nas últimas edições, a iniciativa motivou a participação de alguns vereadores mirins como candidatos nas eleições oficiais.

Por meio de ações de cidadania como essa, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) busca se aproximar da população e incentivar a sociedade a ser mais participativa e inclusiva.


Com informações da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido