Estudantes do Colégio Estadual Iara Bergmann realizam alistamento em Curitiba
Após a emissão do Título Eleitoral, eles conheceram o projeto Poliniza Paraná
Nesta sexta-feira (26), estudantes do Colégio Estadual Iara Bergmann, localizado no Bairro Ganchinho, compareceram à Central de Atendimento do Eleitor (CAE) de Curitiba para realizar o alistamento eleitoral.
Depois de emitirem seus Títulos Eleitorais, as alunas e os alunos foram convidados a conhecer as colmeias de abelhas sem ferrão que se encontram no Fórum Eleitoral de Curitiba, em atendimento ao Termo de Cooperação 002/2024, celebrado entre a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SEDEST) e o TRE-PR, que prevê como contrapartida do tribunal a divulgação do projeto Poliniza Paraná.
Projeto Poliniza Paraná
O Fórum Eleitoral de Curitiba recebeu, no final de 2023, colmeias com três espécies de abelhas sem ferrão: guaraipo, mirim e mandaçaia. A iniciativa, promovida pela Seção de Gestão da Sustentabilidade, Acessibilidade e Responsabilidade Social com apoio da Seção de Administração Predial, busca auxiliar na polinização das plantas e na manutenção da biodiversidade.
A ação, que faz parte do projeto "Poliniza Paraná", visa à implantação de "Jardins de Mel" para promover a conservação das abelhas nativas do Brasil sem ferrão, responsáveis pela polinização de 90% das plantas das florestas tropicais e de 73% das plantas cultivadas para a alimentação.
As abelhas nativas sem ferrão, também conhecidas como "abelhas indígenas" ou "abelhas sociais", são da tribo Meliponini. Elas apresentam o ferrão atrofiado, ou seja, não podem ferroar. Além disso, produzem mel, própolis, pólen e cera com propriedades únicas. A criação racional dessas espécies é chamada de meliponicultura.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube