Justiça Eleitoral do Paraná não terá expediente nesta quarta-feira (1°)
Atendimento presencial retorna normalmente na quinta-feira (2)
Nesta quarta-feira (1°), não haverá expediente na Secretaria e nos Cartórios do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por conta do feriado do Dia do Trabalhador. Os prazos que se iniciem ou se encerrem nessa data, portanto, também serão prorrogados para o dia seguinte.
Adotado informalmente no Brasil no início do século XX e oficializado durante o governo de Artur Bernardes, o Dia do Trabalhador remete à luta da população para conquistar melhores condições de trabalho. A data é um feriado nacional, estabelecido pela Lei n° 662/1949.
Atendimento presencial
O atendimento ao público retorna normalmente na quinta-feira (2), das 12h às 18h. Entretanto, 28 Fóruns Eleitorais do estado estão trabalhando em horário estendido, das 9h às 18h, até a data do fechamento do cadastro (8 de maio), além de oferecerem atendimento no final de semana no dia 4 de maio (sábado) e no dia 5 de maio (domingo), das 9h às 17h.
O atendimento estendido acontece nos Fóruns Eleitorais dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
Importante: Na semana que vem - na segunda (6), terça (7) e quarta-feira (8) - todos os Cartórios Eleitorais do Paraná funcionarão em horário estendido, das 9h às 18h.
Consulte o contato e o endereço do Cartórios do Paraná
Final de prazo
Para participar das Eleições Municipais de 2024, o eleitorado com alguma pendência com a Justiça Eleitoral tem até o dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor. Depois dessa data, o cadastro eleitoral estará fechado, em virtude da preparação da logística do pleito.
Desde o dia 8 de abril, os serviços on-line estão suspensos para eleitoras e eleitores sem biometria, ou seja, para essas pessoas o atendimento ocorrerá exclusivamente de forma presencial. Quem está com as digitais e a foto cadastradas pode continuar utilizando o Autoatendimento Eleitoral até o fechamento do cadastro.
Verifique sua situação eleitoral
Documentação necessária
- Documento de identidade original com foto;
- Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho);
- Certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).
Certidões eleitorais
Por meio do Autoatendimento Eleitoral, eleitoras e eleitores (com ou sem biometria cadastrada) podem emitir certidões (de quitação, de composição e de filiação partidária, de crimes eleitorais e de negativa de alistamento) sem sair de casa, pela internet.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube