Reunião discute aperfeiçoamento do combate à desinformação
Encontro realizado nesta sexta-feira (5) abordou uso de inteligência artificial e deepfakes
Nesta sexta-feira (5), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, receberam representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Grupo Ânima Educação e da FAE Centro Universitário para discutir medidas para aperfeiçoar o Gralha Confere, a central de combate à desinformação do TRE-PR, de modo a utilizar a inteligência artificial no combate à desinformação, em especial às deepfakes.
Além do aperfeiçoamento do combate à desinformação, foi tema do encontro o planejamento de capacitação de juízas e de juízes eleitorais, que abordará a identificação de fake news e deepfakes e o conhecimento de todas as etapas da sua propagação nos meios digitais. A ação, a ser realizada no TRE-PR, será conduzida por professores da UFPR.
Além do presidente do TRE-PR e do seu vice-presidente e corregedor, participaram do encontro, pela UFPR, o diretor da Faculdade de Direito da UFPR, professor Sérgio Staut Júnior, e o professor de Direito da UFPR Marcos Wachowicz. Pelo Grupo Ânima Educação, esteve presente a coordenadora do curso de Direito da Unicuritiba, Alessandra Matos. E, pela FAE Centro Universitário, o professor do Curso de Direito João Victor Archegas.
Pelo TRE-PR, compareceram o juiz-membro da Corte e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), o desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça; a assessora-chefe da Assessoria Jurídica da Presidência, Rachel Diógenes Ramina Rezler; a assessora-chefe da Assessoria Jurídica da Diretoria-Geral, Daniele Cristine Forneck Franzini; o secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar de Deus; o secretário de Administração, Iuri Camargo Kisovec; a coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni; e o coordenador-executivo da EJE-PR, Domício Prates Ribeiro Filho.
Gralha Confere
Para combater a desinformação durante as eleições no estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conta com o projeto Gralha Confere. A iniciativa recebe dúvidas da população sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral, publicados em sites e nas redes sociais.
Implementado pelo TRE-PR nas Eleições de 2020, o Gralha Confere foi regulamentado pela Portaria n° 153/2022 com o objetivo de aumentar o potencial informativo sobre o processo eleitoral em âmbito regional, esclarecer o eleitorado, auxiliar a cobertura jornalística e manter a integridade do pleito.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube