Terceiro encontro da capacitação para jornalistas “Por dentro das eleições” trata da segurança das urnas
Servidores da área de Tecnologia da Informação do TRE-PR destacaram as diversas camadas de segurança do processo eletrônico de votação

Nesta quinta-feira (25), ocorreu o terceiro encontro da capacitação para jornalistas “Por Dentro das Eleições”, promovida pela Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com a Seção de Capacitação (SCA) do Tribunal.
Nessa aula, ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar de Deus, pela coordenadora de Sistemas, Desiree Mausbach Ricco, e pelo chefe da Seção de Gestão de Urnas, Roney Oliveira, os participantes conheceram sobre o tema “Segurança das Urnas”.
Os instrutores explicaram que a tecnologia é apenas uma das camadas do processo, que se junta às etapas de fiscalização e auditoria. Eles destacaram que a eleição de 2022 foi a mais auditada de todos os tempos, tendo em vista que o número de urnas que passaram por auditoria no dia da eleição foi o maior da história.
Ainda foi ressaltado durante o encontro que a informatização do processo reduz a intervenção humana e que as urnas eletrônicas, criadas em 1996, estão em seu 14º modelo e contam com trinta camadas de segurança. Além disso, não possuem nenhuma conexão com a internet, logo não podem ser hackeadas.
Os participantes da capacitação também aprenderam sobre a abertura dos códigos-fonte, que, segundo os palestrantes, é sempre acompanhada pela Polícia Federal e por qualquer entidade que deseje participar da cerimônia.
Presenças
Estiveram presentes na capacitação Bárbara Schiontek, do jornal Tribuna do Paraná; Marinna Protasiewytch, da Rede AERP; Scheila Pessoa, da rádio CBN Curitiba; Silvana Ukachenski Cardoso, da RPC; Marcio Silva, da Câmara Municipal de Curitiba; Melissa Diniz Medroni, coordenadora de Comunicação Social do TRE-PR; Carla Giovana Tortato Gai, da Seção de Jornalismo do TRE-PR; Ana Bely Cardoso Batista, Maria Eduarda Perly e Fernanda Proença da Silva, da Seção de Mídias Sociais do TRE-PR; e Bernardo Gonzalez, da Seção de Audiovisual do TRE-PR.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube