TRE-PR, Arpen/PR e Anoreg/PR assinam Acordo de Cooperação para incentivar a participação de jovens nas eleições
Cartórios de Registro Civil do Paraná reforçam a importância de pessoas entre 15 e 18 anos tirarem o Título Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen/PR) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) assinaram, nesta quarta-feira (24), Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de incentivar a participação de jovens nas Eleições Municipais de 2024.
Pelo Acordo, os Cartórios de Registro Civil do Paraná divulgarão em seus canais de comunicação conteúdos que reforçam a importância de os jovens entre 15 e 18 anos tirarem o Título Eleitoral para que possam participar das eleições e auxiliar no desenvolvimento da comunidade.
O planejamento conjunto de comunicação prevê postagens nas redes sociais das três instituições sobre o fechamento do cadastro eleitoral nos dias 25 e 30 de abril, 2, 7 e 8 de maio. As orientações gerais, por e-mail, e o material impresso da campanha já foram enviadosaos 1.100 cartórios do estado do Paraná.
Como parte da campanha, serão divulgadas, por meio das mídias sociais e sites da Arpen/PR e da Anoreg/PR, além dos canais de comunicação dos Cartórios participantes, informações sobre o cadastro eleitoral e os procedimentos para votação.
Assinaram o Acordo de Cooperação Técnica o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o membro substituto da Corte do TRE-PR, representando o Núcleo de Cooperação Judiciária do TRE-PR, o desembargador Marcel Guimarães Rotoli de Macedo; o presidente em exercício da Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná, Ricardo Augusto de Leão; e a presidente em exercício da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná, Mariana Carvalho Pozenato Martins.
Na ocasião, também esteve presente o juiz membro da Corte do TRE-PR desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR).
Alistamento eleitoral - Final do prazo
As eleitoras e os eleitores têm até o dia 8 de maio para realizar o alistamento eleitoral e participar das Eleições 2024. Embora seja permitido emitir o Título aos 15 anos, só poderá votar quem completar 16 anos até a data do primeiro turno da eleição (6 de outubro).
A emissão da primeira via do Título de Eleitor pode ser realizada presencialmente, no Cartório da Zona Eleitoral responsável pelo município em que a pessoa reside. Será necessário ter em mãos a seguinte documentação:
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
- Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses;
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja).
- No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.
Mesmo se a pessoa tiver iniciado a solicitação pelo Autoatendimento Eleitoral, deverá comparecer ao Cartório Eleitoral para coletar a biometria até o fechamento do cadastro (8 de maio).
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube