TRE-PR firma parceria com a Arpen/PR e a Anoreg/PR para incentivar a participação de jovens nas eleições
Como parte da campanha, Cartórios de Registro Civil do Paraná buscam reforçar a importância de pessoas entre 15 e 18 anos tirarem o Título Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen/PR) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), lançou uma campanha para incentivar a participação de jovens nas Eleições Municipais de 2024.
Com foco em pessoas de 15 a 18 anos, os Cartórios de Registro Civil do Paraná reforçaram a importância dos jovens tirarem o Título Eleitoral para que possam participar do cenário político e auxiliar no desenvolvimento da comunidade. As unidades presentes em todos os municípios do estado se engajarão na promoção da educação cívica e no estímulo ao envolvimento dos jovens no processo eleitoral.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a importância do apoio dos registradores e tabeliães na campanha. “São serviços que têm contato no dia a dia com o cidadão. Nós temos uma faixa grande de jovens que, a partir dos 16 anos, já podem votar e por isso é necessário alertá-los da importância de se inteirar do processo eleitoral já nessa eleição, com o objetivo de aumentar o número de eleitores no Paraná”, disse.
Como parte da campanha, serão divulgadas ainda informações sobre o registro eleitoral e os procedimentos para votação por meio das mídias sociais e sites da Arpen/PR e da Anoreg/PR, além dos canais de comunicação dos Cartórios participantes.
Alistamento
As eleitoras e os eleitores têm até o dia 8 de maio para realizar o alistamento eleitoral e participar das Eleições 2024. Embora seja permitido emitir o Título aos 15 anos, só poderá votar quem completar 16 anos até a data do primeiro turno da eleição (6 de outubro).
A emissão da primeira via do Título de Eleitor pode ser feita presencialmente, no Cartório Eleitoral responsável pelo município em que a pessoa reside. Será necessário ter em mãos a seguinte documentação:
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
- Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses;
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja).
- No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.
Mesmo se a pessoa tiver iniciado a solicitação pelo Autoatendimento Eleitoral, deverá comparecer ao Cartório Eleitoral para coletar a biometria até o fechamento do cadastro (8 de maio).
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube