Corregedor trata das Eleições 2024 em visita ao Fórum Eleitoral e em palestra no Tribunal do Júri de Apucarana
Durante as atividades no município, o desembargador Panza apresentou o “Pacto Eleições no Caminho da Paz” e convidou as autoridades locais a aderirem à iniciativa
Na tarde desta quinta-feira (29), o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Osório Moraes Panza, continuou a cumprir agenda em Apucarana. Depois dos compromissos da manhã, o magistrado participou de visita de cortesia ao Fórum Eleitoral e de palestra no Tribunal do Júri, convidando entidades e partidos políticos da região a aderirem ao “Pacto Eleições no Caminho da Paz”.
No Fórum Eleitoral de Apucarana, conversou com o juiz da 28ª ZE, doutor Rogério Tragibo de Campos, com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB - Subseção de Apucarana, doutor Wilson Scarpelini Kaminski, com servidoras, servidores e demais colaboradoras e colaboradores do Cartório. Na ocasião, foram abordados o andamento dos julgamentos de registros de candidaturas e os preparativos para as Eleições Municipais de 2024.
Evento no Tribunal do Júri
Em palestra promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Apucarana, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza abordou temas relativos às Eleições 2024. “Vamos vencer os desafios. É nosso papel como professores, alunos, candidatos e eleitores. Todos nós construímos e mantemos a nossa sociedade, com um pé na democracia e o outro na cidadania”, declarou.
Durante o evento, realizado no Tribunal do Júri, o corregedor do TRE-PR defendeu a integridade das urnas e do sistema eletrônico de votação da Justiça Eleitoral brasileira. Também apresentou a campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz” e o “Protocolo de Prevenção à Fraude da Cota de Gênero”.
O desembargador Panza mencionou ainda as ações de incentivo do Tribunal à participação de pessoas com deficiência como eleitoras, mesárias e candidatas. Outros temas abordados foram os projetos da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), como o Eleitor do Futuro e o Parlamento Jovem, o uso da tecnologia nas eleições, as campanhas eleitorais e o combate à desinformação.
Além do vice-presidente do TRE-PR, compuseram a mesa de autoridades o juiz da 28ª ZE, doutor Rogério Tragibo de Campos, o promotor eleitoral da 28ª ZE, doutor Gustavo Marcel Marinho; o diretor do Fórum Estadual da Comarca de Apucarana, doutor José Roberto Silveiro; o conselheiro estadual da OAB-PR, doutor Adriano Moreira Gameiro; o presidente da OAB - Apucarana, doutor Marcio Rei; a vice-presidente da OAB - Subseção Apucarana, doutora Daniela Pacheco; e o presidente da Comissão Eleitoral da OAB - Subseção Apucarana, doutor Wilson Scarpelini Kaminski.
Também estiveram presentes no evento o juiz da 1ª Vara Cível, doutor Laércio Franco Junior; o procurador do município, doutor Rubens Henrique de França; o tesoureiro da OAB - Apucarana, doutor Sérgio Testa; o ouvidor da OAB - Apucarana, doutor Eduardo Vida Leal; o secretário de Comunicação e Multimídia do TRE-PR, Willian Gallera Garcia; e a chefe de gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná, Cristiane Paula da Silva Galperin.
Pacto
Durante o evento no Tribunal do Júri, o corregedor apresentou o “Pacto Eleições no Caminho da Paz” do TRE-PR e convidou as pessoas presentes a aderirem à iniciativa por meio de um Termo de Adesão, que sinaliza um compromisso com a integridade e a seriedade do processo eleitoral no estado.
Assinaram o Pacto a Faculdade de Apucarana (FAP), a Faculdade do Norte Novo de Apucarana (FACNOPAR), a Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Apucarana e a Universidade Estadual do Paraná - Unidade Apucarana (UNESPAR).
O Pacto, que faz parte da campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, propõe a adoção de ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero e medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, Gralha Confere.
Instituições públicas e privadas de todo o Paraná estão convidadas a assinar o Pacto. O Termo de Adesão está disponível no site do TRE-PR, que torna pública também a lista das entidades signatárias e os conteúdos de divulgação da campanha.
Agenda da manhã
O desembargador Luiz Osório Moraes Panza também cumpriu agenda em Apucarana na manhã desta quinta-feira (29). Ele recebeu, na Câmara Municipal, a “Comenda Apucarana 80 Anos”, alusiva ao octogésimo aniversário da emancipação política do município. Além disso, concedeu entrevistas a meios de comunicação locais.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube