Palestra para servidores da Justiça Eleitoral discute a importância da cobertura vacinal

Durante o evento, foram abordados a história da vacinação no Brasil, o calendário vacinal e a diferença entre as vacinas

Foto em que aparecem três mulheres e quatro homens posando em frente ao palco do auditório do TR...

Nesta quinta-feira (8), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu uma palestra sobre consciência vacinal, que contou com a participação de estudantes do Colégio Estadual Moradias Monteiro Lobato. Ministrada pela enfermeira especialista em Saúde Coletiva Débora Cristina de Lima Carlet, a palestra foi transmitida  pelo canal do TRE-PR no YouTube.

De acordo com Débora, a cobertura vacinal, que é a estimativa da população vacinada, exerce um importante papel em frear o contágio exponencial de doenças. Diante disso, fez um alerta sobre os baixos índices da cobertura no país. Conforme dados do Instituto Butantan, em 2023, mais de 60% das cidades brasileiras não atingiram a meta de aplicação das vacinas previstas para o primeiro ano de vida proposto pelo Ministério da Saúde.

O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, abriu o evento destacando a necessidade de reunir instituições para debater e disseminar conhecimentos sobre a importância da vacinação. Ele também parabenizou a iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e da Assessoria de Assistência à Saúde (SAUDE) em organizar a palestra sobre o tema.

O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, posa com estudantes do Colégio E...

Legenda: O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, posa com estudantes do Colégio Estadual Moradias Monteiro Lobato.

A chefe da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), Mary Natsue Ogawa, apontou que o TRE-PR e a EJE-PR têm como tarefa defender a democracia e a cidadania e que, por isso, discutir a temática é relevante. “A democracia tem como ponto principal a igualdade de condições para que todos possam participar igualmente. Isso significa também ter condições iguais de acesso à saúde”, disse. 

Ressaltando o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação, previsto no Pacto pela Consciência Vacinal, do qual o TRE-PR é signatário desde maio deste ano, o assessor de Assistência à Saúde, Mozar de Ramos, observou que a discussão sobre a cobertura vacinal é interessante para toda a sociedade. 

A enfermeira Débora iniciou a apresentação com um panorama histórico sobre a vacinação no país, desde a aplicação da primeira vacina, passando pela implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI) até a campanha de vacinação contra a covid-19. Na sequência, ela explicou as diferenças entre os tipos de imunização e de fabricação das vacinas.

Ao final da exposição sobre o tema, a enfermeira ainda apresentou o calendário de vacinação para cada faixa etária no país e falou que as vacinas são uma forma de cuidar de si e dos demais. 

Confira o vídeo em que a palestrante alerta para que as pessoas idosas fiquem atentas ao calendário de vacinação.

Presenças

Além do presidente do TRE-PR, da servidora Mary Ogawa e do servidor Mozar de Ramos, participaram do evento o juiz-membro da Corte e diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o coordenador-executivo da EJE-PR, Domicio Prates Ribeiro Filho; a tenente Ana Paula Scholtz Ramos Hoffmann, representando o comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), coronel aviador Regilânio Isaías Aguiar de Melo; a promotora Silvia Galesi Campelo, representando o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MMPR), Francisco Zanicotti; a coordenadora de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), Thays Delmiro Vieira, representando o presidente do TRT-9, desembargador Célio Horst Waldraff; o auditor fiscal Francisco Horst Bignardi Reinhardt, representando o superintendente da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal, Fábio Eduardo Boschi; a advogada Marcela Senise de Oliveira Martins, representando o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), o doutor Paulo Henrique Golambiuk; e o professor do Colégio Moradias Monteiro Lobato Getúlio Della Torres Júnior.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido