Paulo Leminski e sua lição sobre a paz
O poeta curitibano completaria 80 anos neste sábado (24)
Neste 24 de agosto, dia em que por uma feliz coincidência comemora-se o Dia do Artista, o curitibano Paulo Leminski completaria 80 anos. O poeta, músico, crítico literário, publicitário, tradutor e professor deixou uma reconhecida obra literária, com destaque para o livro “Catatau”, em que o autor trabalhou com prosa experimental, e para o trabalho com poesia concreta, destacando-se sua parceria com Haroldo de Campos.
Na música, foi parceiro de compositores como Moraes Moreira, Itamar Assumpção, Ivo Rodrigues e Guilherme Arantes, tendo suas músicas gravadas por nomes como Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Gilberto Gil.
Contranarciso e a paz
No poema “Contranarciso”, o poeta expressa a necessidade da empatia para encontrar a paz:
Contranarciso
em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente
centenas
o outro
que há em mim
é você
você
e você
assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós
Pacto Eleições no Caminho da Paz
Com o objetivo de garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio, o TRE-PR promove o “Pacto Eleições no Caminho da Paz”.
Para assinar o Pacto, é necessário preencher um Termo de Adesão, disponível na página da campanha No Caminho da Paz, que torna pública a lista das entidades signatárias e os conteúdos de divulgação. Depois de assinar, a instituição deve enviar o termo por meio do formulário eletrônico.
Foto: site do SESC Paraná
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube