Presidente do TRE-PR destaca a importância do diálogo nas eleições durante evento da OAB-PR em Palmas
Desembargador Anderson Ricardo Fogaça, que também participou do encontro, destacou o trabalho da EJE-PR no combate à desinformação
Nesta sexta-feira (2), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, na companhia do diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, participou do evento “Projeto Eleições Limpas 2024”, realizado na Câmara Municipal de Palmas. O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Palmas (OAB-PR).
O presidente do TRE-PR apresentou o “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas”, que busca assegurar eleições seguras, igualitárias, inclusivas e livres de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio. “Já vimos irmãos que deixaram de se falar por causa de um processo eleitoral, e isso não tem sentido. A eleição deve ser não um debate - a palavra, eu acho que tem que ser mudada - não vamos mais usar ‘debate’, mas um espaço de ‘diálogo’ para a sociedade”, disse.
O desembargador também destacou a importância da participação ativa de pessoas com deficiência no processo eleitoral, tanto como candidatas quanto como mesárias.
Na sequência, o desembargador eleitoral Anderson Fogaça falou sobre a atuação da EJE-PR na capacitação das juízas e dos juízes eleitorais, especialmente visando ao combate à desinformação. “Vivemos a sociedade da informação, em que a comunicação se dá de forma muito rápida. Por isso, é importante que seja verificada a informação antes do compartilhamento", salientou.
A juíza da 32ª Zona Eleitoral de Palmas, doutora Tatiane Bueno Gomes, que também esteve presente no evento, evidenciou a atuação da Justiça Eleitoral no município: “trata-se de uma Justiça aberta, em busca de paz e sempre pronta para atender os anseios de toda a nossa comunidade”.
Além dos representantes da Justiça Eleitoral do Paraná, participaram do encontro o conselheiro estadual da OAB, doutor Eduardo Tobera Filho, e o presidente da OAB de Palmas, doutor Jeander Giotto.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube