TRE-PR cria novo modelo de ofício em linguagem simples e direito visual
Objetivo é tornar os textos jurídicos mais claros, simples e acessíveis
Em parceria com o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), a Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) criou um novo modelo de ofício em linguagem simples e direito visual.
Desenvolvido pela Assistência de Comunicação Visual (ASCV) para facilitar a redação e a compreensão de documentos oficiais, o documento é editável e pode ser preenchido em qualquer editor de texto, eliminando a necessidade de programas específicos de diagramação ou design. O objetivo é tornar os textos jurídicos mais claros, simples e acessíveis.
O vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, reforça que mais importante do que a comunicação é a sua compreensão. “É nossa obrigação fazer com que as nossas mensagens sejam alcançadas por todos os níveis de compreensão e, por isso, é tão importante usarmos mensagem simples [...] Temos que ir até onde o povo está e nos fazer entender”, explica.
O novo modelo traz mudanças baseadas em organização, uso de cores para destacar dados importantes, hierarquização de informações, ícones padronizados, utilização de termos simples e verbos de ação, destaques de palavras-chave e, quando necessários, links e QR Codes, com o passo a passo de como utilizá-los.
O modelo foi criado a pedido da Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná (CRE-PR) para uma oficina de linguagem simples realizada presencialmente no dia 11 de julho e de forma on-line no dia 12 de julho.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube