TSE e instituições jornalísticas lançam campanha contra a desinformação na próxima terça-feira (6)
Com uma linguagem regional e descontraída, iniciativa alerta sobre os perigos das mentiras e estimula que as pessoas chequem as mensagens antes de compartilhá-las

Na próxima terça-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançará, em conjunto com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 instituições jornalísticas, uma campanha para combater a desinformação durante o processo eleitoral. A iniciativa, que tem como lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, será apresentada às 18h, na sede do TSE, em Brasília (DF).
Para engajar as eleitoras e os eleitores, a campanha usa linguagem regional e tom de descontração com a finalidade de alertar sobre o perigo das mentiras no meio digital e analógico. O objetivo é também estimular que as pessoas chequem a veracidade das informações antes de compartilhar as mensagens.
No mesmo dia, como parte das ações, serão lançados ainda dois playbooks (guias com instruções e orientações), desenvolvidos pela Aner e pela Secretaria de Comunicação do TSE (Secom). Ambos trazem informações sobre o processo eleitoral, mas um deles tem como público-alvo o eleitorado, enquanto o outro é destinado a profissionais da imprensa.
Campanha interinstitucional
Além do TSE e da Aner, também fizeram parte da criação da campanha e da produção dos materiais a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Agência Lupa, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Alright, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Aos Fatos, a Coar, o Instituto Palavra Aberta, o Projeto Comprova e o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).
Gralha Confere
Para combater a desinformação durante as eleições no estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) também conta com o projeto Gralha Confere. A iniciativa recebe dúvidas da população pelo WhatsApp (41) 3330-8500 sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral, publicados em sites e nas redes sociais.
Após receber a denúncia, a equipe de Jornalismo do TRE-PR faz a verificação das informações e classifica os conteúdos em “falso”, "verdadeiro” ou “impreciso”. Também são produzidas matérias informativas sobre temas que geram dúvidas na população, chamadas de “Gralha Explica”, e textos com sugestões de canais para o eleitorado conhecer, com o selo “Gralha Indica”.
SERVIÇO
Lançamento da campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”
Data: 6 de agosto (terça-feira)
Horário: às 18h
Local: sede do TSE, em Brasília (setor de Administração Federal Sul, Quadra 7, Lotes 1/2)
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube