“Eleições” são o tema do segundo dia do evento “Prepara 2026”
Foram discutidas questões relacionadas às urnas eletrônicas, procedimentos, sistemas eleitorais e contratações
Nesta quinta-feira (12), as servidoras e os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participaram do segundo dia do Prepara 2026. Realizado no auditório do edifício-sede, com transmissão ao vivo pelo ConecTRE, o evento marca o início da execução das atividades preparatórias para a realização do pleito no ano de 2026.
Pela manhã, o secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar José Fernandes de Deus, iniciou as conversas, que envolveram as coordenadorias e as seções da SECTI. Em seguida, a coordenadora de Sistemas, Desiree Hernandez Mausbach, apresentou às servidoras e aos servidores o resultado das enquetes de avaliação dos sistemas por parte das Zonas Eleitorais e promoveu um debate entre os presentes.
O coordenador de Infraestrutura de TI, Max Luiz de Carvalho, falou sobre o “JE-Connect”, que é a utilização de computadores de terceiros, pela Justiça Eleitoral, para transmissão de resultados de eleição dos próprios locais de votação e de locais estratégicos. Já o servidor da Seção de Gestão de Urnas (SGU), Roney Cesar de Oliveira, abordou questões das urnas eletrônicas e antecipou alguns preparativos para a próxima eleição.
No período da tarde, o assessor de Projeto e Monitoramento de Eleições, Olívio Tullio Neto tratou das atividades desempenhadas na gestão da contratação de transporte de urnas e da implementação do sistema de controle do auxílio-alimentação “Integra-e”, que teve a melhor avaliação por parte de usuários das Zonas Eleitorais. Também comentou sobre as atividades da ASPME, setor que coordenou as equipes de apoio aos Cartórios Eleitorais.
Na sequência, a coordenadora de planejamento e logística de eleições, Edna Sumie Yoshizawa, falou sobre o orçamento do pleito e sobre as contratações. O secretário de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação, Valcir Mombach, por sua vez, apresentou um retrospecto dos pleitos anteriores e descreveu as dificuldades e soluções implementadas em 2024.
A assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio, apresentou o projeto “Inclusão em Ação”, que recebeu, na última terça-feira (3), certificado de boas práticas na 2ª edição do Prêmio Viva Inclusão. A servidora destacou ainda que o número de pessoas com deficiência (PcDs) que atuaram como mesárias das nomeações em todo o país.
Após o intervalo, o chefe de Cartório da 89ª ZE de Umuarama, Carlos Sergio Furlan apresentou o portal criado pela sua Zona Eleitoral e suas facilidades para o trabalho cartorário.
Em seguida, o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza, apresentou as ações da Corregedoria, como o “CRE Aproxima” e o “PodCRE”. “Corregedoria não é punição, mas humanização”, destacou ao falar da necessidade de voltar o olhar para as pessoas. O magistrado parabenizou ainda as servidoras e os servidores pela conquista do Selo Diamante no “Prêmio CNJ de Qualidade”.
A secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Silvia Albuquerque Medici Metri apresentou a estrutura organizacional da sua secretaria, assim como as coordenadoras Vanessa Piovezan Scholz Bravo, Viviane Stein e coordenador Cleber Willian Rodrigues de Lara, que destacaram o funcionamento de seus setores.
Sexta-feira
A programação do “Prepara”, disponível no Portal das Eleições, segue até sexta-feira (13). No último dia do evento, serão abordados temas relativos à “Administração”, com palestras da Secretaria de Administração (SECAD), da Diretoria-Geral, da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) e da Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM).
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube