“Eleições” são o tema do segundo dia do evento “Prepara 2026”

Foram discutidas questões relacionadas às urnas eletrônicas, procedimentos, sistemas eleitorais e contratações

Fotografia da plateia de um auditório, sentada em cadeiras com estofado azul diante de um palco,...

Nesta quinta-feira (12), as servidoras e os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participaram do segundo dia do Prepara 2026. Realizado no auditório do edifício-sede, com transmissão ao vivo pelo ConecTRE, o evento marca o início da execução das atividades preparatórias para a realização do pleito no ano de 2026.  

Pela manhã, o secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar José Fernandes de Deus, iniciou as conversas, que envolveram as coordenadorias e as seções da SECTI. Em seguida, a coordenadora de Sistemas, Desiree Hernandez Mausbach, apresentou às servidoras e aos servidores o resultado das enquetes de avaliação dos sistemas por parte das Zonas Eleitorais e promoveu um debate entre os presentes.

Fotografia de duas mulheres e quatro homens sentados na beira do palco de um auditório de frente...

O coordenador de Infraestrutura de TI, Max Luiz de Carvalho, falou sobre o “JE-Connect”, que é a utilização de computadores de terceiros, pela Justiça Eleitoral, para transmissão de resultados de eleição dos próprios locais de votação e de locais estratégicos. Já o servidor da Seção de Gestão de Urnas (SGU), Roney Cesar de Oliveira, abordou questões das urnas eletrônicas e antecipou alguns preparativos para a próxima eleição. 

No período da tarde, o assessor de Projeto e Monitoramento de Eleições, Olívio Tullio Neto tratou das atividades desempenhadas na gestão da contratação de transporte de urnas e da  implementação do sistema de controle do auxílio-alimentação “Integra-e”,  que teve a melhor avaliação por parte de usuários das Zonas Eleitorais. Também comentou sobre as atividades da ASPME, setor que coordenou as equipes de apoio aos Cartórios Eleitorais.

Na foto, um homem de terno preto, camisa social branca e gravata bege caminha em direção a plate...

Na sequência, a coordenadora de planejamento e logística de eleições, Edna Sumie Yoshizawa, falou sobre o orçamento do pleito e sobre as contratações. O secretário de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação, Valcir Mombach, por sua vez, apresentou um retrospecto dos pleitos anteriores e descreveu as dificuldades e soluções implementadas em 2024.

A assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio, apresentou o projeto “Inclusão em Ação”, que recebeu, na última terça-feira (3), certificado de boas práticas na 2ª edição do Prêmio Viva Inclusão. A servidora destacou ainda que o número de pessoas com deficiência (PcDs) que atuaram como mesárias das nomeações em todo o país

Homens e mulheres posam sorrindo lado a lado no palco do auditório do TRE-PR. As pessoas vestem ...

Após o intervalo, o chefe de Cartório da 89ª ZE de Umuarama, Carlos Sergio Furlan apresentou o portal criado pela sua Zona Eleitoral e suas facilidades para o trabalho cartorário. 

Em seguida, o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza, apresentou as ações da Corregedoria, como o “CRE Aproxima” e o “PodCRE”. “Corregedoria não é punição, mas humanização”, destacou ao falar da necessidade de voltar o olhar para as pessoas. O magistrado parabenizou ainda as servidoras e os servidores pela conquista do Selo Diamante no “Prêmio CNJ de Qualidade”

Fotografia do desembargador Luiz Osório Moraes Panza, falando ao microfone para uma plateia comp...

A secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Silvia Albuquerque Medici Metri apresentou  a estrutura organizacional da sua secretaria, assim como as coordenadoras Vanessa Piovezan Scholz Bravo, Viviane Stein e coordenador Cleber Willian Rodrigues de Lara, que destacaram o funcionamento de seus setores.  

Sexta-feira

A programação do “Prepara”, disponível no Portal das Eleições, segue até sexta-feira (13). No último dia do evento, serão abordados temas relativos à “Administração”, com palestras da Secretaria de Administração (SECAD), da Diretoria-Geral, da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) e da Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM).




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