Assessoria de Inovação e Acessibilidade entrega Relatório 2024 e Planejamento 2025
Reunião aconteceu na última quarta-feira (11)
Na última quarta-feira (11), a equipe da Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA) entregou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, o relatório das ações desenvolvidas pela unidade em 2024.
O documento apresenta todo o planejamento do projeto Inclusão em Ação, desde a utilização do design thinking e do design etnográfico até reuniões e audiências públicas com as pessoas com deficiência (PcD) e entidades representativas. Esse planejamento contou com a colaboração do Laboratório de Inovação e Objetivos e Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRE-PR, o Pinha de Ideias, e levou em consideração o lema “nada sobre nós sem nós”, que sintetiza a importância da participação ativa das PcD na definição das políticas relacionadas a elas.
O relatório apresenta em detalhes as ações e adaptações realizadas para cada tipo de deficiência com o objetivo de possibilitar a participação das pessoas com deficiência nas eleições como mesárias ou auxiliares de serviços eleitorais. Além disso, foi apresentado o resultado dos questionários enviados para eleitoras, eleitores, mesárias e mesários com deficiência, Cartórios Eleitorais, administradores de prédio e coordenadores de acessibilidade.
Segundo a assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio, “quase três mil pessoas responderam com um rico material de avaliação, gerando análises quantitativa e qualitativa, bem como análise SWOT”. Ainda de acordo com ela, “as pesquisas também permitiram levantar recomendações para mudanças relativas às próximas eleições, a exemplo das urnas, de formulários impressos ou digitais, do sistema ELO, normativas, capacitação, locais de votação, apoios específicos, comunicação e expansão do projeto”.
Planejamento 2025
A equipe da AIA aproveitou a ocasião para entregar ao desembargador Sigurd Roberto Bengtsson o planejamento para o ano de 2025. O documento, que também se utilizou das pesquisas realizadas durante o ano, aguarda validação do presidente do TRE-PR.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube