Dezembro Laranja alerta sobre os fatores de risco e a prevenção do câncer de pele
O TRE-PR ilumina os edifícios da capital com a cor em alusão à campanha
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aderiu a campanha “Dezembro Laranja”, que busca informar e sensibilizar sobre o câncer de pele. Em alusão à campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o edifício-sede do TRE-PR e o Fórum Eleitoral de Curitiba estão iluminados com a cor laranja.
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum registrado no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de diagnósticos da doença corresponde a 33% do total de tumores malignos registrados. No triênio 2023-2025, a estimativa do INCA é de aproximadamente 220 mil novos casos.
Com o slogan “Proteger a pele é proteger a saúde”, a iniciativa incentiva o diagnóstico precoce e alerta sobre a necessidade de proteção diária e de fotoproteção.
Prevenção e diagnóstico
Para prevenir o câncer de pele, é recomendável utilizar diariamente protetores solares com FPS superior a 30; usar camisetas, chapéus e óculos escuros ao se expor ao sol; e evitar a exposição ao sol entre as nove da manhã e as três da tarde. Alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolver o câncer, como histórico familiar da doença, queimaduras solares frequentes durante a vida e idade superior a 65 anos.
Ao identificar sinais como lesões avermelhadas, escuras ou multicoloridas na pele acompanhadas de coceira ou de sangramento, a pessoa deve procurar um dermatologista. O médico especialista é responsável pela dermatoscopia, exame que detecta a presença do câncer de pele, e por outros exames clínicos para confirmar o diagnóstico.
*Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube