Diplomação de eleitos em Pinhais é realizada nesta segunda-feira (16)
Evento contou com a presença do vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza
Nesta segunda-feira (16), o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Osório Moraes Panza, participou da cerimônia de diplomação da prefeita, do vice-prefeito, das vereadoras e dos vereadores no município de Pinhais (PR). A solenidade, realizada no auditório da Unicesumar de Pinhais, foi conduzida pela juíza da 188ª Zona Eleitoral (ZE) de Pinhais, doutora Lidiane Rafaela Araújo Martins.
Durante a solenidade, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza entregou os diplomas de agradecimento para os mesários com deficiência Celsemy Alves dos Reis, Marília Iarocrinski e Marli Fatima Gusatto, que representaram todas as pessoas com deficiência que trabalharam, por iniciativa do projeto Inclusão em Ação, durante as Eleições 2024 no município. O vice-presidente do TRE-PR destacou que o número de pessoas com deficiência que atuaram como mesárias no Paraná foi equivalente a um terço das nomeações em todo o país.
A doutora Lidiane Martins salientou que a ação de inclusão do TRE-PR demonstra “concretamente” o lema do movimento mundial pelos direitos das pessoas com deficiência, “nada sobre nós sem nós”. Outra ação lembrada por ela foi o Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz, que teve como objetivo garantir às eleitoras e aos eleitores a realização de eleições seguras, sem desinformação ou violência de qualquer natureza, e incentivar a cultura da paz, do diálogo e do respeito no debate político, inclusive na internet e nas redes sociais.
A juíza eleitoral também enalteceu a participação feminina nas eleições: “É com alegria que registro a eleição, pela terceira vez consecutiva, de uma mulher para o cargo de prefeita de Pinhais, além do aumento da bancada feminina na Câmara Municipal. Contudo - prefeita e vereadoras eleitas - sabemos que ainda estamos longe do ideal. Devemos, sem dúvida, continuar a ampliar a participação feminina na política, garantindo uma representatividade ainda maior, em consonância com o princípio do pluralismo político previsto na Constituição Federal”.
Presenças
Além do vice-presidente do TRE-PR e da juíza da 188ª ZE de Pinhais, compuseram a mesa de autoridades a juíza eleitoral substituta, doutora Márcia Regina Hernandez de Lima; o promotor eleitoral, doutor Roberto Tonon Júnior, a secretária-geral da Subseção da OAB/PR de São José dos Pinhais, doutora Fernanda Santos da Silva; a prefeita municipal reeleita, professora Rosa Maria de Jesus Colombo; e o presidente da Câmara Municipal, Marcio Alves Pereira.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube