TRE-PR diploma eleitas e eleitos nas Eleições 2024 em Curitiba
Solenidade, realizada no Teatro Positivo, homenageou mesárias e mesários com deficiência que contribuíram com o processo eleitoral
Nesta quinta-feira (19), a Justiça Eleitoral do Paraná promoveu a cerimônia de diplomação do prefeito, do vice-prefeito, das vereadoras, dos vereadores e dos seus suplentes de Curitiba. Realizada no Teatro Positivo, com transmissão ao vivo pelo YouTube, a solenidade marcou o encerramento do processo eleitoral e habilitou as eleitas e os eleitos nas Eleições 2024 ao exercício do mandato.
A solenidade foi conduzida pela juíza da 174ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba e presidente da Junta Totalizadora de Curitiba, doutora Carla Melissa Martins Tria, que destacou a contribuição de servidores do TRE-PR, juízes e juízas eleitorais de Curitiba, membros do Ministério Público Eleitoral, advogados atuantes na Justiça Eleitoral de Curitiba, membros da Corte do TRE-PR e dos mais de 100 mil mesários, auxiliares de função especial e colaboradores, em sua maioria voluntários, que atuaram nos dois turnos das Eleições 2024 em Curitiba. “A conclusão do processo eleitoral de 2024 não seria possível sem o exaustivo planejamento, trabalho e esforço dessas pessoas”, declarou.
Homenagem
Ao longo da cerimônia, a Justiça Eleitoral do Paraná homenageou mesárias, mesários, colaboradoras e colaboradores com deficiência como forma de reconhecimento pelos trabalhos prestados no pleito deste ano. Os diplomas foram entregues pelos chefes ou representantes da Zona Eleitoral pela qual as mesárias e os mesários trabalharam nas Eleições 2024. A embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, recebeu o certificado das mãos do presidente Sigurd Roberto Bengtsson.
A inclusão, a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças são pilares da Gestão 2024/2025 do TRE-PR, que, por meio de ações como o projeto Inclusão em Ação, nomeou 2.052 pessoas com deficiência e com transtorno espectro autista (32% do total no país) para atuarem nas Eleições 2024.
Presenças
Compuseram a mesa de autoridades da cerimônia o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE-PR; o desembargador Luiz Osório Moraes Panza, vice-presidente e corregedor do TRE-PR; a juíza membro da Corte do TRE-PR, desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; os juízes membros da Corte Eleitoral do Paraná, desembargadores eleitorais Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz e José Rodrigo Sade; o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy;
A mesa também foi composta pela juíza da 174ª ZE e presidente da Junta Eleitoral, doutora Carla Melissa Martins Tria, pela promotora da 174ª ZE, doutora Daniela Saviani Lemos; pela juíza da 1ª ZE, doutora Cristine Lopes; pela juíza da 2ª ZE, doutora Mychelle Pacheco Cintra Stadler; pelo juiz da 4ª ZE, doutor Marcelo Mazzali; pelo juiz da 145ª ZE, doutor Irineu Stein Junior; pelo juiz da 176ª ZE, doutor Marcelo de Resende Castanho; pela juíza da 177ª ZE, doutora Patrícia Di Fuccio Lages de Lima; e pela juíza da 178ª ZE, doutora Vanessa Jamus Marchi.
Também estiveram presentes na solenidade os membros substitutos da Corte Eleitoral paranaense, os desembargadores Luciano Carrasco Falavinha Souza e Marcel Guimarães Rotoli de Macedo; os desembargadores eleitorais Plinio Augusto Penteado de Carvalho, Andrea Fabiane Groth Busato e Tatiane de Cássia Viese; a desembargadora federal substituta Gisele Lemke; e a procuradora eleitoral substituta, doutora Eloisa Helena Machado.
O evento contou com apresentações da Banda da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), que executou o Hino Nacional Brasileiro na abertura do evento e o Hino do Estado do Paraná no encerramento.
Demais municípios
As cerimônias de diplomação das candidatas e dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereador e suplente aconteceram em municípios de todo o estado desde o dia 22 de novembro até esta quinta-feira (19). A data limite é estabelecida pelo Calendário Eleitoral.
O presidente Sigurd Roberto Bengtsson também acompanhou as diplomações em Reserva (12 de dezembro), Tamarana (16 de dezembro), Cambé (17 de dezembro) e Londrina(17 de dezembro). O corregedor Luiz Osório Moraes Panza, por sua vez, participou da solenidade realizada em Pinhais, nesta segunda-feira (16).
As candidatas e os candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 que não participaram das cerimônias de diplomação podem gerar o documento de forma on-line, pelo site do TRE-PR. Os diplomas também estarão disponíveis para retirada presencialmente no Cartório Eleitoral, a partir do dia 7 de janeiro de 2025 (após o recesso forense).
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube