29 de fevereiro: em anos bissextos são realizadas eleições municipais no Brasil
Neste ano, o pleito acontece no dia 6 de outubro
O ano de 2024 terá 366 dias pelo calendário gregoriano. Assim, o mês de fevereiro contará com 29 dias e não 28. Coincidentemente, em anos bissextos são realizadas eleições municipais em todo o Brasil para escolha de cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Neste ano, o pleito acontece em 6 de outubro. Dessa forma, as pessoas têm até o dia 8 de maio para realizar alterações no cadastro eleitoral, ou seja, para emitir, transferir, revisar ou regularizar o Título de Eleitor.
Anos bissextos
A cada quatro anos é necessário acrescentar um dia ao calendário porque a Terra leva 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos para dar uma volta em torno do Sol. Esse período de quase 6 horas se acumula até que, depois de quatro anos, a diferença seja de um dia (29 de fevereiro).
Entretanto, como não são acumuladas 6 horas exatamente, ainda há uma diferença em relação ao calendário. Por conta disso, o último ano de cada século não é bissexto, a não ser que seja divisível por 400. Assim, por exemplo, o ano 2000 foi bissexto, enquanto o ano 2100 não será.
Histórico
Anteriormente, as datas eram marcadas pelo calendário juliano, criado por volta de 45 a.C. sob ordem de Júlio César. No entanto, por conta de alguns equívocos no cálculo, havia uma diferença de quase 10 dias, que precisaria ser corrigida por um novo calendário.
Assim, foi criado o calendário gregoriano (utilizado na maioria dos países atualmente), instituído Papa Gregório XIII, em 1582. Naquele ano, por conseguinte, depois do dia 4 de outubro, veio o dia 15 de outubro, suprimindo os 10 dias de diferença. Se esse ajuste não fosse feito com os anos bissextos, com o passar dos anos, as estações do ano acabariam mudando de mês.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube