Área de Sustentabilidade do TRE-PR participa de reunião com a Associação de Catadores de Materiais ECO-PAR
Encontro teve como objetivo alinhar as obrigações do termo de compromisso assinado entre as instituições em 2020
Nesta quinta-feira (15), a Seção de Gestão da Sustentabilidade, Acessibilidade e Responsabilidade Social (SGSARS) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participou de uma reunião com a Associação de Catadores de Materiais ECO-PAR. O encontro foi realizado nas dependências do TRE-PR.
O objetivo da reunião foi alinhar e rememorar o propósito e as obrigações do termo de compromisso firmado anteriormente entre as duas instituições, pois a Associação assumirá a coleta de resíduos sólidos do TRE-PR a partir de 10 de março deste ano.
Em razão do tempo decorrido entre a data de assinatura do termo e o início de sua vigência, foram apresentados ainda os novos representantes das instituições, uma vez que, ao longo desses quase quatro anos, os gestores da SGSARS e os da Associação ECO-PAR mudaram.
Ao final da reunião, também foram apontados os locais exatos de recolhimento desses materiais aos representantes da instituição destinatária.
Presenças
Estiveram presentes a chefe da SGSARS, Sandra do Nascimento Ferreira, o servidor da Seção João Paulo Coledan, a estagiária Milena Carol Hascalovici dos Santos e os representantes da instituição: seu presidente, Leo Marcio da Silva, e a catadora Andressa da Silva.
O acordo
O termo de compromisso tem por objetivo a coleta de resíduos recicláveis - assim considerados os materiais passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo - gerados e descartados pelo Fórum Eleitoral de Curitiba e pelo edifício-sede do TRE-PR. A Associação de Catadores de Materiais ECO-PAR foi selecionada para exercer essa função em conformidade com o Edital de Credenciamento n° 01/2019.
Segundo o acordo, a Justiça Eleitoral do Paraná deve promover a coleta seletiva interna dos materiais recicláveis e armazená-los em local seguro, protegidos contra ações de degradação. Por conseguinte, a Associação deverá recolher os resíduos, transportá-los de forma responsável e apresentar relatórios periódicos sobre a atividade, entre outras obrigações.
Associação ECO-PAR
O valor obtido pela Associação após a separação dos resíduos recicláveis beneficia em torno de 20 associados e suas famílias. Além dos resíduos habituais, a instituição recolhe toners, blisters, esponjas, materiais para escritório, cápsulas de café e roupas usadas.
A entidade também beneficia a comunidade, com o recolhimento e posterior doação de roupas usadas e retalhos de tecidos para uma cooperativa de mulheres de São José dos Pinhais que, após o restauro, vendem os produtos para complementar a renda.
Outra parceria da Associação envolve a reciclagem de cápsulas de café. São trocados 35 kg desse material por aproximadamente 10 kg de café, que suprem o consumo mensal de toda a instituição.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube