Centrais de Atendimento reservam espaço para eleitores com autismo
A prática está alinhada aos pilares da nova gestão do TRE-PR
No dia 8 de janeiro, foi inaugurada a sala calma da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba. A iniciativa parte da observação de funcionários da CAE de que algumas pessoas com deficiência enfrentavam dificuldades durante o atendimento.
A questão foi reportada à Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para que fosse desenvolvido o projeto da sala calma. O espaço não apresenta nenhum tipo de estímulo visual ou auditivo, para que não seja ativado qualquer gatilho ou distúrbio na pessoa com deficiência.
De acordo com Thami Joanna do Nascimento, atendente da CAE de Curitiba, o atendimento em si também é diferente, pois é necessário que o atendente se adapte às necessidades do eleitor. Segundo ela, algumas vezes são necessárias várias tentativas para tirar uma foto, por exemplo. Thami também esclarece que os familiares são bem-vindos para acompanhar o procedimento, o que proporciona um conforto maior à pessoa que está sendo atendida.
Para conseguir o atendimento especializado, basta que a eleitora ou o eleitor relate sua necessidade ao chegar à CAE. Assim, ela ou ele será direcionado para a sala calma, na qual, em um ambiente tranquilo, um atendente preparado receberá a eleitora ou o eleitor com deficiência.
Sala Calma em Ponta Grossa
A CAE de Ponta Grossa também está prestes a contar com uma sala calma. A ideia surgiu quando a chefe de cartório da 139ª Zona Eleitoral, Tatyellen Pitlovanciv, acompanhou o evento Inovaday, na sede do TRE-PR, em outubro de 2023. Durante o painel Sentindo na Pele, foi apresentado o projeto de sala calma que seria implementado na CAE de Curitiba.
A iniciativa chamou a atenção de Tatyellen, que percebeu que muitas das demandas que o novo espaço supriria também eram verificadas na CAE de Ponta Grossa. Quando levou a ideia aos servidores da Zona, todos apoiaram. O único material necessário foi um computador a mais, que foi prontamente enviado pela Seção de Gestão de Equipamentos de Microinformática (SGEM). O espaço, que deve ser inaugurado nos próximos dias, representa outra iniciativa do TRE-PR em prol de pessoas com deficiência.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube