Dia Nacional e Mundial das Doenças Raras
A data é celebrada no último dia de fevereiro
O dia 29 de fevereiro marca o Dia Nacional e Mundial de Doenças Raras, data escolhida em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) por também ser rara - em anos não bissextos, a celebração é realizada no dia 28 de fevereiro. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.693/2018. O objetivo é sensibilizar governantes, profissionais de saúde e população sobre a existência dessas enfermidades e sobre os cuidados com essas doenças.
Costuma-se considerar como doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se que existam entre 6 mil a 8 mil tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo. Entre elas estão a doença de Crohn, a doença falciforme, a espondilite ancilosante, a fibrose cística e as síndromes de Guillain-Barré e de Turner.
As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
Geralmente, as doenças raras são crônicas, progressivas e incapacitantes. Podem ser degenerativas e levar à morte, afetando a qualidade de vida das pessoas e de suas famílias.
Além disso, muitas delas não têm cura. Assim, o tratamento consiste em acompanhamento clínico, fisioterápico, fonoaudiológico e psicoterápico, entre outros, com o objetivo de aliviar os sintomas ou retardar seu aparecimento.
Com informações do Ministério da Saúde
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube