Fevereiro Laranja é dedicado à conscientização sobre a leucemia
Campanha alerta sobre a importância da doação de medula óssea e do diagnóstico precoce da doença
O mês de fevereiro é dedicado à conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A doença está em 9º lugar entre os tipos de câncer mais comuns em homens e em 11º, entre as mulheres.
Especialistas alertam para sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem das plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos.
Quando é necessário um transplante de medula óssea, primeiramente a compatibilidade das medulas é verificada entre os familiares dos pacientes. Caso a resposta seja negativa, a necessidade é registrada em um banco de medulas, e os voluntários são examinados para outra investigação da compatibilidade.
Uma vez encontrada a medula, é realizado o procedimento de coleta do material. Para que isso seja possível, é necessário o maior número de doações possível, uma vez que a chance de encontrar doadores compatíveis é baixa: de 1 em 100 entre familiares e de 1 em 100 mil entre pessoas sem parentesco.
Doadores
Todas as pessoas entre 18 e 55 anos podem ser doadoras. Basta ter uma saúde em boas condições, não estar em tratamento de câncer, nem possuir doenças no sangue ou no sistema imunológico.
As pessoas interessadas em ser doadoras devem procurar um hemocentro, realizar um cadastro e fazer a coleta de 5ml de sangue para testes de compatibilidade. Caso o doador seja compatível com algum paciente da lista de espera, ele será convidado a fazer a doação.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: ALESP
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 02/02/2024 - 16:05
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube