Justiça Eleitoral estimula participação de pessoas com deficiência nas eleições em São José dos Pinhais

Lançamento da campanha foi prestigiado pelo presidente do TRE-PR, Ministério Público, OAB, APAE, representantes do Executivo, Legislativo e de escolas do município e pelos embaixadores de acessibilidade da Justiça Eleitoral, Roberto Leite e Pietra Silvestri

Fotografia de três homens vestidos com roupas formais ao lado de uma moça com síndrome de Down, ...Justiça Eleitoral estimula participação de pessoas com deficiência nas eleições em São José dos Pinhais

Na tarde desta sexta-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio do juiz da 199ª Zona Eleitoral de São José dos Pinhais, doutor Siderlei Ostrufka Cordeiro, promoveu ação para ampliar a participação de pessoas com deficiência nas eleições. A iniciativa também foi prestigiada pela doutora Camila Mariana da Luz Kaestner, da 8ª Zona Eleitoral do município.

De acordo com o juiz eleitoral, o propósito do evento, realizado no Tribunal do Júri, foi sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de garantir a efetiva participação das pessoas com deficiência no processo eleitoral.

Na ocasião, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que se trata de um momento histórico, pois esse é o primeiro evento promovido por juízes eleitorais sobre o tema. “São José dos Pinhais foi favorecida com essa iniciativa. Todo voto é importante”, declarou. 

Durante a ação, o embaixador de acessibilidade do TRE-PR, Roberto Leite, demonstrou as ferramentas de acessibilidade da urna eletrônica, como a utilização do sistema braile e de fones de ouvido para auxiliar pessoas cegas. A influenciadora da inclusão Pietra Silvestri apresentou um vídeo em que conta a sua experiência como colaboradora da Justiça Eleitoral.

Na oportunidade, ressaltou-se a importância de as pessoas com deficiência comunicarem a sua situaçãopara que a Justiça Eleitoralpossa garantir a acessibilidade dos locais de votação. Segundo estatísticas de janeiro de 2024, o município de São José dos Pinhais conta com 216.896 eleitoras e eleitores, dos quais 1.398 declararam ter alguma deficiência.

Presenças

Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do doutor Siderlei Ostrufka Cordeiro, da doutora Camila Mariana da Luz Kaestner e dos embaixadores de acessibilidade, Pietra Silvestri e doutor Roberto Leite, estiveram presentes pelo TRE-PR a doutora Andressa Chiamulera, promotora da 199ª ZE, e a diretora-geral, Solange Maria Vieira.

Também compareceram ao encontro a doutora Debora Cassiano Redmond, juíza da 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais; a doutora Luciane Regina Martins de Paula, juíza diretora do Fórum de São José dos Pinhais; o vice-prefeito de Tijucas do Sul, Claudemir Pereira da Rocha; Fabiano da Rosa, Leila Leprevost e Milton César Tomba da Rocha, da OAB de São José dos Pinhais; Walter Bino de Oliveira, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município; secretários municipais, representantes de partidos políticos e de escolas públicas e particulares.

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido