Justiça Eleitoral estimula participação de pessoas com deficiência nas eleições em São José dos Pinhais
Lançamento da campanha foi prestigiado pelo presidente do TRE-PR, Ministério Público, OAB, APAE, representantes do Executivo, Legislativo e de escolas do município e pelos embaixadores de acessibilidade da Justiça Eleitoral, Roberto Leite e Pietra Silvestri
Na tarde desta sexta-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio do juiz da 199ª Zona Eleitoral de São José dos Pinhais, doutor Siderlei Ostrufka Cordeiro, promoveu ação para ampliar a participação de pessoas com deficiência nas eleições. A iniciativa também foi prestigiada pela doutora Camila Mariana da Luz Kaestner, da 8ª Zona Eleitoral do município.
De acordo com o juiz eleitoral, o propósito do evento, realizado no Tribunal do Júri, foi sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de garantir a efetiva participação das pessoas com deficiência no processo eleitoral.
Na ocasião, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que se trata de um momento histórico, pois esse é o primeiro evento promovido por juízes eleitorais sobre o tema. “São José dos Pinhais foi favorecida com essa iniciativa. Todo voto é importante”, declarou.
Durante a ação, o embaixador de acessibilidade do TRE-PR, Roberto Leite, demonstrou as ferramentas de acessibilidade da urna eletrônica, como a utilização do sistema braile e de fones de ouvido para auxiliar pessoas cegas. A influenciadora da inclusão Pietra Silvestri apresentou um vídeo em que conta a sua experiência como colaboradora da Justiça Eleitoral.
Na oportunidade, ressaltou-se a importância de as pessoas com deficiência comunicarem a sua situaçãopara que a Justiça Eleitoralpossa garantir a acessibilidade dos locais de votação. Segundo estatísticas de janeiro de 2024, o município de São José dos Pinhais conta com 216.896 eleitoras e eleitores, dos quais 1.398 declararam ter alguma deficiência.
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do doutor Siderlei Ostrufka Cordeiro, da doutora Camila Mariana da Luz Kaestner e dos embaixadores de acessibilidade, Pietra Silvestri e doutor Roberto Leite, estiveram presentes pelo TRE-PR a doutora Andressa Chiamulera, promotora da 199ª ZE, e a diretora-geral, Solange Maria Vieira.
Também compareceram ao encontro a doutora Debora Cassiano Redmond, juíza da 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais; a doutora Luciane Regina Martins de Paula, juíza diretora do Fórum de São José dos Pinhais; o vice-prefeito de Tijucas do Sul, Claudemir Pereira da Rocha; Fabiano da Rosa, Leila Leprevost e Milton César Tomba da Rocha, da OAB de São José dos Pinhais; Walter Bino de Oliveira, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município; secretários municipais, representantes de partidos políticos e de escolas públicas e particulares.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube