Presidente do TRE-PR visita UFPR para tratar de cooperação sobre inclusão, violência de gênero e combate às notícias falsas
Encontro marca o primeiro ato externo do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson à frente da Justiça Eleitoral do Paraná
Na manhã desta segunda-feira (5), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reuniu-se com a diretoria da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o encontro - realizado no Prédio Histórico da instituição - foram iniciadas tratativas para o estabelecimento de um convênio voltado à promoção da cidadania.
Com a parceria, serão executadas ações de incentivo ao alistamento do eleitorado com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como iniciativas de enfrentamento à violência de gênero na política e às fake news, considerando os novos desafios introduzidos pelo uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas eleitorais.
Participaram da reunião o juiz-membro da Corte do TRE-PR, doutor Anderson Ricardo Fogaça; a ex-juíza-membro da Corte Eleitoral, doutora Flavia da Costa Viana; a diretora-geral do Tribunal, Solange Maria Vieira; o diretor da Faculdade de Direito da UFPR, professor Sérgio Staut Júnior; a vice-diretora da Faculdade de Direito, professora Melina Fachin; o chefe do Departamento de Direito Público, professor Rodrigo Kanayama; e o professor titular do Departamento de Direito Público, Fabrício Tomio.
Seminário
Durante a reunião, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson solicitou à Universidade apoio para a promoção do “I Seminário sobre violência política de gênero: precisamos falar sobre isso”, a ser realizado no dia 26 de fevereiro, a partir das 8h30, no auditório do edifício-sede da Justiça Eleitoral do Paraná, em Curitiba.
O encontro é promovido pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, do governo do Paraná, em parceria com o TRE-PR. O objetivo é criar um espaço de discussão, reflexão e conscientização sobre o tema, em busca de estratégias de prevenção e erradicação desse tipo de agressão no estado.
Gestão 2024-2025
A reunião com a diretoria da Faculdade de Direito da UFPR marca o primeiro ato externo do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson à frente do TRE-PR. Em seu pronunciamento de posse, realizado na última sexta-feira (2), o novo presidente anunciou formas de ação para garantir os direitos de todos os cidadãos, como o incentivo à participação de pessoas com deficiência como mesárias e candidatas, a criação do “Núcleo de Diversidade e Inclusão” e a nomeação de embaixadores de acessibilidade da Justiça Eleitoral do Paraná.
Outras medidas já tomadas pelo presidente em relação ao tema foram a nomeação da desembargadora Claudia Cristina Cristofani para o cargo de ouvidora da mulher, a designação da doutora Andrea Fabiane Groth Busato para a Presidência da “Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação” e a instituição da “Comissão de Enfrentamento à Desinformação”.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: UFPR
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 06/02/2024 - 15:48
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube