TRE-PR participa de cerimônia no Museu do Expedicionário

Evento fez alusão aos 79 anos da tomada do Monte Castello, na Itália

Homens e mulheres posam para a foto em uma escadaria. A maior parte veste uniforme do exército. ...TRE-PR participa de cerimônia no Museu do Expedicionário

Nesta quinta-feira (22), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o major Fabio Deiverson Ribeiro, integrante da Assessoria Militar do TRE-PR, participaram de cerimônia alusiva aos 79 anos da tomada de Monte Castello, na Itália. O evento foi realizado no Museu do Expedicionário, em Curitiba.

Batalha de Monte Castello

A Batalha de Monte Castello, ocorrida entre 24 de novembro de 1944 e 21 de fevereiro de 1945, contou com a participação da Força Expedicionária Brasileira. A tomada de Monte Castello foi a vitória brasileira mais emblemática do Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial. Após três tentativas frustradas de conquistar a região, em razão principalmente do inverno rigoroso, a Força Expedicionária Brasileira, com apoio da 10ª Divisão de Montanha dos Estados Unidos, tomou o Monte Castello em 21 de fevereiro de 1945.

O Monte Castello situa-se a cerca de 60 quilômetros de Bolonha e a 40 quilômetros de Pistoia, cidade em cujo cemitério existe um monumento que homenageia os expedicionários brasileiros. 

Canção do Expedicionário

Em alusão à atuação dos expedicionários brasileiros na 2ª Guerra, o maestro Spartaco Rossi e o poeta Guilherme de Almeida compuseram a Canção do Expedicionário. A letra, segundo o próprio autor, junta “fragmentos de canções do povo” para traçar um “mapa lírico do Brasil”.


Com informações do Museu do Expedicionário



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido