TRE-PR promove reunião conjunta para enfrentamento à desinformação

Na tarde desta quinta-feira (22), TRE-PR, UFPR, MPPR, PF e Polícia Científica uniram-se para traçar estratégias contra as fake news

Fotografia de homens e mulheres sentados em cadeiras ao redor de uma mesa de madeira retangular....

Nesta quinta-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sediou reunião de alinhamento sobre ações conjuntas entre o TRE-PR, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Polícia Federal, a Polícia Científica e o Ministério Público do Estado do Paraná com o objetivo de traçar um plano de ação para prevenir e coibir a desinformação no processo eleitoral, em especial aquela criada pelo uso da inteligência artificial. 

O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, iniciou a reunião destacando a necessidade de combater a desinformação nas Eleições 2024. 

O juiz-membro da Corte e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), doutor Anderson Ricardo Fogaça, apresentou os eixos de atuação da EJE, com foco na capacitação das magistradas e dos magistrados para lidar com a disseminação de fake news geradas por IAs.

Ao relacionar as ações já realizadas, a Comunicação Social do TRE-PR falou sobre o projeto Gralha Confere, lançado em 2022 para receber denúncias e desmentir informações falsas. 

A UFPR, representada pelo diretor da Faculdade de Direito, professor Sérgio Staut Júnior, ressaltou que o fenômeno da inteligência artificialé complexo e que, por isso, é importante que as instituições se organizem e criem parcerias para enfrentar o problema. Na ocasião, a Universidade colocou o quadro de professores especialistas na temática à disposição para auxiliar na capacitação das juízas e dos juízes eleitorais.

Ao apresentar um vídeo demonstrativo, a Polícia Federal, representada pelo delegado Dante Pegoraro Lemos e pelo perito Rodrigo Lange, apontou a complexidade da questão técnica da fabricação das deep fakes, que geram resultados convincentes com a manipulação de voz e imagem. Além disso, o doutor Régis Rogério Vicente Sartori, representante do Ministério Público do Paraná, destacou a necessidade de preparar também as promotoras e os promotores eleitorais. 

O combate às fake news geradas por inteligência artificial também será contemplado nas Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições de 2024, que serão publicadas em março. Nasaudiências públicas, realizadas em janeiro, foram apontadas normas que discutem o impulsionamento de conteúdo na internet, o uso de dados pessoais e a regulamentação das lives eleitorais. Como complemento ao Artigo 9º-B da Resolução TSE nº 23.610, de 18 de dezembro de 2019, o TSE também discutiu normas para responsabilizar quem cria e dissemina conteúdos manipulados na internet.

Presenças

Entre as instituições parceiras, estiveram presentes à reunião, realizada no terraço da Presidência do TRE-PR, o representante do Ministério Público do Paraná, doutor Régis Rogério Vicente Sartori; o diretor-geral do Polícia Científica do Paraná, doutor Luiz Rodrigo Grochocki; o delegado da Polícia Federal Dante Pegoraro Lemos; o perito da Polícia Federal Rodrigo Lange; o diretor da Faculdade de Direito da UFPR, professor Sérgio Staut Júnior; o chefe do Departamento de Direito Público, professor Rodrigo Kanayama; e o professor da Faculdade de Direito da UFPR Marcos Wachowicz.

Pelo TRE-PR, participaram do encontro o seu presidente, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o juiz-membro da Corte e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), o desembargador Anderson Ricardo Fogaça; o juiz-membro da Corte do TRE-PR, desembargador eleitoral Julio Jacob Junior; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Mônica Miranda Gama Monteiro; o secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar Fernandes de Deus; o assessor da Presidência do TRE-PR, Jillian Roberto Servat; o coordenador-executivo da EJE-PR, Domicio Prates Ribeiro Filho; o assessor de Imprensa, Willian Gallera Garcia; a assessora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni; e o Major da Polícia Militar Fabio Deiverson Ribeiro.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido