TRE-PR recebe Seminário para discutir violência política de gênero

Encontro reúne grandes nomes do Judiciário brasileiro

Banner com fundo bege, em que se lê: 1° Seminário: violência política de gênero - precisamos fal...

No dia 26 de fevereiro, o auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recebe, das 8h30 às 18h, o I Seminário sobre violência política de gênero: precisamos falar sobre isso. O evento, realizado em uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a OAB-PR e o TRE-PR, contará com a participação de expoentes do Judiciário brasileiro.

Entre as palestrantes confirmadas, estão a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF); a procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal Soraya Santos de Assis; a coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Procuradoria-Geral Eleitoral, Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento; a consultora da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB/CE e secretária-executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Ceará, Raquel de Andrade dos Santos; e a doutora em Direito Constitucional e professora da UFPR, Estefânia Maria de Queiroz Barboza.

De forma inédita instituições se unem para proporcionar um espaço de reflexão quanto à violência política de gênero, com o objetivo de encontrar estratégias para prevenção e erradicação dessa forma de violência contra as mulheres, que as afasta do meio político, enfraquecendo a democracia.

De acordo com a doutora Flavia da Costa Viana, ex-membro da Corte do TRE-PR e integrante do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná, a representatividade feminina em cargos eletivos, no Brasil, está aquém do desejado: "No ranking da América Latina, apenas o Haiti se encontra atrás. Pesquisas mais recentes indicam que a violência política de gênero passou a ser um dos principais motivos a afastar as mulheres da vida pública", afirma.

"Estudos apontam ainda que dentre os fatores que impedem que as mulheres ingressem na política destacam-se a baixa confiança pessoal, o pequeno incentivo de pessoas próximas e dos próprios partidos, a limitação dos investimentos em suas campanhas, a dupla jornada de trabalho e a consequente dificuldade de estabelecer redes de contato eficientes", reforça a doutora Flavia.

A secretária estadual da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, destaca a importância do tema a ser debatido e a parceria entre as instituições: “É por isso que o Governo do Estado, por meio da Semipi, procurou a Justiça Eleitoral e seus parceiros, com o objetivo de dar início e fomentar o debate com uma série de encontros em todas as regiões do Paraná".

O evento em Curitiba marca o início de uma série de cinco seminários regionais previstos, a serem realizados ao longo do ano, por meio da parceria do TRE-PR com o Governo do Estado. O objetivo é propiciar a um maior número de paranaenses um espaço qualificado de reflexão e debates sobre o tema.

Programação

A cerimônia de abertura contará com a apresentação de vídeos informativos e o pronunciamento das autoridades presentes. Ainda durante a manhã, as palestrantes abordarão "a representatividade importa: mulheres na política e a construção de sociedades inclusivas". À tarde, será analisado o "diagnóstico da violência política de gênero no Paraná" e realizada uma dinâmica de consulta pública do TRE-PR. 

Participe!

O seminário é destinado a partidos políticos, pré-candidatas, prefeitas, magistradas e magistrados, gestoras da Política Mulher, Organismos de Política para Mulheres (OPMs), bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), procuradoras da Mulher, conselheiras e conselheiros estaduais e municipais de Garantia de Direitos, servidoras e servidores e demais pessoas interessadas.

Para ter direito a obter o certificado de participação, as interessadas e os interessados devem realizar as inscrições, de forma gratuita, pela plataforma da Escola de Gestão do Paraná. As vagas são limitadas

SERVIÇO
I Seminário sobre violência política de gênero: precisamos falar sobre isso
Data: 26 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: 8h30 às 18h
Local: auditório do TRE-PR (Rua João Parolin, n° 224 - Prado Velho, Curitiba)
Inscrições: pela plataforma da Escola de Gestão do Paraná

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido