TRE-PR se reúne com senador Flavio Arns e Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB
O objetivo da reunião foi ouvir sugestões para a Justiça Eleitoral do Paraná atender as frentes de trabalho relacionadas à acessibilidade
A cúpula diretiva do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (19), com o senador Flavio Arns e com o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), doutor Walney Subtil, para discutir soluções de acessibilidade para as cidadãs e cidadãos com ênfase no processo eleitoral.
O TRE-PR quer estimular a participação de pessoas com deficiência no processo eleitoral como eleitoras, candidatas e mesárias. A acessibilidade será o tema de uma audiência pública no auditório do edifício-sede no dia 7 de março.
O senador Flavio Arns destacou a importância de uma atitude acolhedora para atender todos e não somente as pessoas com deficiência. “Esse é um desafio a ser ultrapassado em parceria e com a sociedade por meio das entidades que atuam na área de acessibilidade, universidades federais e estaduais, prefeituras, câmaras dos vereadores e imprensa”, ressaltou.
O representante da OAB-PR, doutor Walney Subtil, apontou a dificuldade que as pessoas com deficiência encontram para se locomover nas cidades, mas ressaltou que a maior barreira é atitudinal. “Uma pessoa que auxilie no atendimento na entrada dos prédios, por exemplo, já ajuda a contornar as dificuldades de acesso”, disse.
Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral já oferece alguns recursos de acessibilidade, como o uso de fones de ouvido na urna eletrônica para auxiliar eleitoras e eleitores cegos e o auxílio do coordenador de acessibilidade no dia das eleições.
O Fórum Eleitoral de Curitiba, por sua vez, conta com calçadas acessíveis desde a estação-tubo localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, além de piso tátil e profissional de libras. Recentemente, inaugurou asala calma, onde presta atendimento a eleitoras e eleitores que necessitam de um ambiente mais reservado. Há ainda cadeiras de rodas em todos os fóruns eleitorais do estado.
Presenças
Além do presidente do TRE-PR, também estiveram presentes na reunião o chefe de Gabinete do senador Flavio Arns, Rafael Bertoldi; o juiz membro da Corte doutor Julio Jacob Junior; a diretora-geral, Solange Maria Vieira; e a coordenadora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube